Evento será no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade UniversitáriaFoto: Mauricio Porão

Macaé - A V Conferência Municipal de Cultura terá início nesta sexta-feira (15), com o tema 'Democracia e Direito à Cultura'. O evento, que será realizado no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, reunirá gestores e agentes culturais para debater assuntos de interesse local e propor ideias para a IV Conferência Nacional. Com a participação de 271 inscritos, o encontro promete ser uma etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura.
Durante o evento, também serão divulgados artistas locais e alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), destacando o potencial cultural da região. Além disso, o Conselho Municipal de Políticas Culturais trabalha para promover a conferência, que tem como objetivo mobilizar a sociedade e incentivar o diálogo sobre a cultura.
Na sexta-feira (15), o primeiro dia do encontro começará às 18h, com credenciamento presencial. Em seguida, às 18h30, haverá a abertura com apresentação do Hino de Macaé e do Hino Nacional Brasileiro, interpretados pela aluna de Canto do Curso Técnico da Emart, Josie Schuenck. Alunos do curso de Canto também realizarão apresentações durante a noite, encerrando com performance teatral dos alunos do Curso Técnico de Teatro da Emart.
Já no sábado (16), segundo dia, o credenciamento será realizado às 8h, seguido por uma apresentação da Camerata de Violões da Emart. Durante a manhã, haverá a leitura do Plano Municipal de Cultura de Macaé. À tarde, ocorrerão as discussões em grupos e a plenária para apresentação e votação das propostas. A escolha dos delegados que representarão Macaé na V Conferência Estadual de Cultura ocorrerá às 18h, seguida pelas discussões e votações das propostas.