As atividades aconteceram na manhã desta quarta-feira (20), no CalçadãoFoto: Divulgação
Os assistidos pela Apae tiveram uma participação ativa na programação, com apresentações de dança e capoeira, enquanto os integrantes da Oficina Projeto Contos e Cantos entoaram canções que emocionaram o público presente. O evento proporcionou momentos de reflexão e celebração da inclusão social, demonstrando o potencial e as habilidades das pessoas com deficiência em Macaé.
Liana do Amaral, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência, destacou a importância do evento para mostrar as potencialidades das pessoas com deficiência e promover a inclusão em todos os setores da sociedade. Ela ressaltou a mensagem de que Macaé pode ser uma cidade mais inclusiva por meio de ações que envolvam toda a comunidade.
Além das apresentações, foram distribuídos folhetos explicativos com informações sobre a criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, os tipos de deficiência e a instituição da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de julho de 2015, além dos serviços de saúde disponíveis no município para atendimento às pessoas com deficiência.
Luciana Vizeu, fisioterapeuta integrante da Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência, enfatizou a importância de reconhecer a pessoa com deficiência como alguém com direitos e autonomia, destacando os avanços das terapias de reabilitação que podem oferecer mais independência a essas pessoas.
Luciana Thomaz, coordenadora da Apae, enfatizou o compromisso da instituição em participar ativamente de iniciativas que promovam a conscientização sobre a existência e as necessidades das pessoas com deficiência. Ela ressaltou a importância de ações concretas de acessibilidade para garantir a integração dessas pessoas na sociedade.
Anderson Gonçalves Vieira, usuário da Apae e medalhista em natação, foi eleito recentemente representante da Apae Macaé e Região dos Lagos. Ele compartilhou sua experiência na instituição e sua meta de defender os direitos das pessoas com deficiência, reivindicando melhorias e destacando as diversas atividades oferecidas pela Apae, incluindo esportes como capoeira, jiu-jitsu e natação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.