Fomento cultural: edital da Lei Paulo Gustavo é publicadoFoto: Divulgação
Macaé lança edital para selecionar propostas culturais financiadas com repasse do Fundo Nacional de Cultura
Edital destina 30% do repasse ao município, com o objetivo de apoiar diversas áreas culturais
Macaé - Com o intuito de apoiar agentes culturais durante a pandemia de Covid-19, a Lei Complementar Paulo Gustavo prevê repasse do superávit do Fundo Nacional de Cultura para estados e municípios. Nesse sentido, a Prefeitura de Macaé lançou o primeiro edital para seleção de propostas, visando financiar ações culturais por meio de seleção pública.
O edital, resultado de consultas públicas e reuniões com a classe artística, oferece oportunidades valiosas para os artistas locais, incentivando a diversidade de expressões culturais e promovendo o envolvimento da comunidade. O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, considera esse lançamento um marco importante para a cidade.
A Lei Paulo Gustavo também é uma homenagem ao talento do humorista brasileiro, que trouxe alegria e risos para muitas vidas. Além disso, ela representa o reconhecimento da importância da cultura e da arte para a sociedade. Os editais são um tributo à arte, à memória do artista e ao compromisso com a cultura, abrindo portas para um horizonte cultural mais rico e promissor em Macaé.
O edital destina 30% do repasse ao município, com o objetivo de apoiar diversas áreas culturais. Os agentes culturais premiados deverão, como contrapartida, realizar atividades destinadas à comunidade, priorizando alunos e professores de escolas públicas ou universidades, profissionais da área de saúde e pessoas integrantes de grupos culturais e associações comunitárias.
As atividades poderão ser realizadas em espaços públicos e buscam a interação popular, seja por meio da internet ou de exibições públicas regulares. O edital possui duas categorias, sendo que na Categoria A serão selecionadas propostas de circulação ou desenvolvimento de obras artísticas, e na Categoria B serão escolhidos projetos de feiras, mostras de artesanato, cultura popular e cultura urbana.
As inscrições foram abertas em 17 de novembro e os editais estão sendo publicados para que a classe artística tenha acesso às informações necessárias para a inscrição. É importante ressaltar que as propostas devem prever ações de acessibilidade e contemplar a diversidade étnica, destinando vagas para pessoas negras e indígenas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.