Macaé continua firme como grande geradora de empregos no Estado do RioFoto: Divulgação

Macaé - Macaé tem se destacado como uma das maiores geradoras de empregos no estado do Rio, mantendo um impressionante crescimento com três meses consecutivos registrando mais de 1.000 novas oportunidades. Essa análise é respaldada pelos dados da plataforma Retratos Regionais, que utiliza informações do Caged para apresentar um panorama do mercado de trabalho. No mês de outubro, a cidade manteve sua trajetória ascendente, com a abertura de 1.028 vagas, impulsionada principalmente pelos setores de Serviços (+582) e Indústria (+252).
Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense, destaca a resiliência de Macaé diante das oscilações comuns nos ciclos de contratação de mão de obra. Ele comenta: "O fim de contratos temporários de trabalho costuma trazer quedas nesta época, que por vezes acabam se reequilibrando com as contratações de fim de ano no comércio. Mas Macaé, uma vez mais, demonstra grande fôlego e certa independência desses ciclos de contratação de mão de obra".
No mês analisado, as "Atividades dos serviços de tecnologia da informação" lideraram a criação de empregos em Macaé, registrando um aumento significativo de 177 novas vagas. Entre as atividades, destacam-se também os "Serviços de engenharia" com um expressivo acréscimo de 155 oportunidades. Na Indústria, os "Serviços especializados para construção" foram os grandes responsáveis pela criação de oportunidades, contribuindo com 1.260 novas vagas.
Em contrapartida, Campos registrou o pior índice do estado do Rio, com um saldo negativo de 238 vagas, sendo impactado principalmente pela agropecuária, que apresentou uma redução de 366 postos de trabalho. O comércio varejista foi o setor que mais contratou em Campos, registrando um aumento de 243 vagas em outubro.
Analisando a região em outubro, das nove cidades do Norte Fluminense, cinco tiveram saldos positivos, além de Macaé: Quissamã (+17), Conceição de Macabu (+10), Carapebus (+8) e Cardoso Moreira (+1). Em São João da Barra (-22), apenas a Indústria ficou com saldo positivo entre os grandes setores, contribuindo com 9 novas vagas.