Estudantes assistem à peça "Vila Paraíso", que ensina de forma lúdica sobre a importância da conservação da águaFoto: Rui Porto Filho
Teatro leva conscientização sobre a água para estudantes em Macaé
Peça teatral e atividades lúdicas ensinam crianças sobre a importância da preservação dos recursos hídricos
Macaé - A água é essencial para a vida, e ensinar as novas gerações sobre a sua preservação é fundamental. Em Macaé, a Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima promoveu, nesta terça-feira (18), uma ação educativa para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado na próxima sexta-feira (21). A iniciativa aconteceu na Escola Municipal Lions, com a apresentação da peça teatral "Vila Paraíso", encenada pelo grupo Acto, em parceria com a BRK.
De forma leve e divertida, os personagens abordaram temas como a escassez de recursos hídricos e a necessidade de mudanças nos hábitos diários para garantir a conservação da água. O evento faz parte de uma programação especial que seguirá até quinta-feira (20), levando ações educativas a outras escolas do município, com o apoio do Instituto BW.
O estudante Davi Lopes, de 10 anos, demonstrou entusiasmo com a atividade e reforçou sua consciência ambiental. “Eu já sabia de onde vem a água e sempre tento economizar. Gostei muito da apresentação, principalmente do palhaço”, comentou.
Para a orientadora educacional Ester Mascarenhas, a iniciativa fortalece o aprendizado em sala de aula. “Nossos alunos já estudam sobre a importância da preservação ambiental, e essa ação ajuda a reforçar a mensagem sobre a conservação da água desde sua nascente até as torneiras das casas”, destacou. No turno da tarde, as crianças participaram de uma gincana sobre resíduos sólidos, promovida pela empresa Sparrows.
Nesta quarta-feira (19), a programação segue na Escola Municipal Raul Veiga, na Região Serrana, com atividades na Biblioteca Henriqueta Marotti, onde os alunos poderão observar de perto a relevância dos recursos hídricos para as comunidades ribeirinhas. Já na quinta-feira (20), será a vez da Escola Municipal Ancyra Pimentel receber as ações de conscientização.
A iniciativa teve início na segunda-feira (17), no Colégio Atlântico, onde 150 estudantes participaram de uma exposição de animais marinhos e uma oficina promovida pelo Instituto BW sobre os impactos do lixo nos oceanos. A atividade demonstrou, por meio de histórias e dinâmicas, como cada um pode contribuir para a preservação do meio ambiente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.