Últimos 100 metros de galeria estão em execução no canal Fábio Franco, próximo ao Morro de SantanaFoto: Divulgação

Macaé - Os trabalhos no trecho final da obra de macrodrenagem no canal Fábio Franco, parte da Bacia da Linha Vermelha, seguem em ritmo acelerado em Macaé. Segundo a Secretaria de Obras, restam apenas 100 metros para concluir os cerca de três quilômetros totais do novo sistema de escoamento, que está previsto para ser finalizado na primeira quinzena de junho. O projeto faz parte do maior programa de drenagem do interior do estado, com o objetivo de reduzir os históricos pontos de alagamento da cidade.
A estrutura foi ampliada com galerias de grandes proporções, medindo 5 metros de largura por 2,5 metros de altura, resultando no alargamento do canal que atravessa bairros como Sol Y Mar, Visconde de Araújo, parte do Centro e Miramar. Outro avanço foi a instalação de bombas elevatórias mais potentes na Télio Barreto, que tiveram sua capacidade de escoamento multiplicada por quatro, aumentando a eficiência do sistema.
De acordo com o secretário de Obras, Felipe Bastos, o novo canal tem capacidade de vazão mais de quatro vezes superior à do antigo, além de estar mais profundo, com fundo cerca de um metro e meio abaixo do nível anterior. Mesmo com melhorias significativas, a parte ainda não concluída, próxima à estação elevatória, ainda provoca um gargalo que limita o pleno funcionamento do sistema.
Para auxiliar na retirada de resíduos e evitar obstruções, a operação conta também com um moderno sistema de gradeamento duplo. A obra é considerada essencial para garantir maior segurança e qualidade de vida à população, principalmente nos períodos de fortes chuvas.