Realizamos mais um mutirão de limpeza na Ilha do Francês e retiramos muito lixo deixado para trás por frequentadores, disse o prefeitoFoto: Reprodução Rede Social
Com o objetivo de conscientizar turistas e moradores sobre o impacto do descarte inadequado de lixo, a operação focou na remoção de itens como guimbas de cigarro, tampinhas plásticas, pedaços de isopor e carvão. Apesar do esforço de muitos visitantes que tentam retornar com seus resíduos, ainda assim é possível observar a presença desses materiais, que acabam prejudicando a fauna e a flora da região.
O prefeito Welberth Rezende, que esteve presente durante a ação, destacou a importância de iniciativas como essa para a preservação da Ilha do Francês e de outros patrimônios naturais de Macaé. “A Ilha do Francês é um bem de todos nós e, por isso, cada um tem a responsabilidade de contribuir para mantê-la limpa e segura. Precisamos reforçar a educação ambiental e conscientizar todos sobre o impacto que o descarte inadequado de lixo pode causar. Este é apenas o começo de ações que vamos intensificar ao longo do ano para preservar nossas riquezas naturais”, afirmou o prefeito.

Após a retirada dos resíduos, o material foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR Macaé), como parte do compromisso da gestão municipal com o meio ambiente. A ação também reforça a importância de se adotar práticas de turismo sustentável, envolvendo a participação ativa das empresas locais e da população para a conservação do patrimônio natural.
Com essa mobilização, a Prefeitura de Macaé reafirma o seu compromisso em preservar a Ilha do Francês, garantindo que ela continue sendo um destino turístico seguro e sustentável para as futuras gerações.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.