Candidatos enfrentam manhã movimentada nos locais de prova em busca de uma vaga na saúde pública de MacaéFoto: Ana Chaffin

Macaé - O domingo (18), marcou uma etapa decisiva para os mais de 9 mil candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Saúde em Macaé. Com provas aplicadas em dois turnos e distribuídas por cinco locais do município, a seleção oferece cerca de mil vagas em funções que vão desde cargos de nível Fundamental até Superior, como médicos em diversas especialidades, enfermeiros, técnicos, cuidadores e agentes comunitários de saúde.
O certame, previsto no edital 1/2025, foi criado com o objetivo de suprir a carência de profissionais na rede pública municipal. Os contratos, de natureza temporária, deverão começar em 1º de junho. Ainda na noite do domingo, os candidatos podem acessar o portal oficial da Prefeitura para conferir o gabarito preliminar da prova.
Responsável pela organização do processo, o secretário de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, destacou o compromisso com a lisura e eficiência do PSS. “Todas as etapas foram cuidadosamente planejadas. Nosso foco é ampliar e qualificar o atendimento à população”, afirmou.
Entre os concorrentes, a jovem enfermeira Bárbara Luize Silva Valério, de 24 anos, avaliou positivamente sua experiência. “É minha primeira vez em um processo seletivo e me surpreendi com a estrutura. Tudo funcionou muito bem e as questões estavam claras. Saí confiante”, relatou.
O cronograma completo já se encontra disponível para consulta desde 25 de abril. Após a divulgação do gabarito, os candidatos poderão entrar com recursos no dia 19 de maio. O resultado dos recursos sai no dia 21, e o resultado provisório da prova será publicado no dia 22. O prazo para contestação desse resultado vai até 23 de maio. Já a lista final dos aprovados será anunciada no dia 29.
O PSS da Saúde 2025 representa não apenas uma porta de entrada para profissionais qualificados, mas também um investimento direto na qualidade do serviço prestado aos moradores de Macaé.