Macaé - A Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde segue firme com a vacinação antirrábica em Macaé e leva imunizantes até regiões afastadas, como a serra, zona rural e comunidades de difícil acesso. A ação não apenas previne uma doença fatal como também assegura qualidade de vida aos animais e segurança à população. Nesta semana, a campanha alcança moradores da Cachoeira de Macaé nesta quarta-feira (21), Cabeceira do Sana na quinta (22), e Arraial do Sana na sexta (23).
Imunizar cães e gatos contra a raiva impede o avanço de uma doença grave, que pode ser transmitida ao ser humano por mordidas e arranhões de animais contaminados. A vacina deve ser aplicada anualmente em cães e gatos com mais de quatro meses de idade. Animais doentes, debilitados, prenhas ou lactantes não devem receber a dose.
A vacinação não só salva vidas como contribui para o controle da doença em território nacional. Graças a campanhas como essa, o Brasil não registra casos em cães pelas variantes virais 1 e 2 há mais de sete anos. O esforço da equipe volante da Vigilância Ambiental também garante comodidade a tutores de animais, levando os profissionais até localidades que, em outros tempos, ficariam fora do alcance das campanhas urbanas.
Ao imunizar o animal, o dono protege toda a família. A vacina antirrábica é segura, gratuita e o principal meio de evitar surtos da doença. A prevenção, nesse caso, é um gesto de responsabilidade e cuidado com o bem-estar coletivo.
Cronograma da vacinação antirrábica na serra de Macaé: 21/05: Cachoeira de Macaé (Cevas Itinerante Volante) 22/05: Cabeceira do Sana (Cevas Itinerante Volante) 23/05: Arraial do Sana (Cevas Itinerante, Praça e Volante)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.