Welberth Rezende em visita a centro de inovação urbana em Tel AvivFoto: Reprodução Rede Social

Macaé - O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), viveu momentos de tensão nesta sexta-feira (13) em Israel, após um ataque israelense ao Irã desencadear ameaças de retaliação. Ao lado de outras autoridades brasileiras, o gestor fluminense precisou buscar abrigo em um bunker após o disparo de sirenes que alertavam a população local para um possível contra-ataque iraniano. O espaço aéreo do país foi imediatamente fechado, com previsão de reabertura apenas após três dias.
Welberth compõe a delegação brasileira que participa do Muni Expo/Muni Tour 2025, uma conferência internacional organizada pela Federação de Autoridades Locais de Israel. O evento aborda temas como defesa, tecnologia urbana, energias renováveis, infraestrutura e gestão de crises. A missão oficial também conta com prefeitos de outras cidades brasileiras.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Welberth afirmou que o grupo foi surpreendido pelo início do conflito pouco antes de iniciar as visitas técnicas. Segundo ele, a prioridade é seguir as orientações da Embaixada do Brasil para garantir o retorno seguro de todos. “Já estamos em contato com as autoridades brasileiras. Aguardamos a liberação do espaço aéreo para retornar ao Brasil o quanto antes”, disse o prefeito.
O vice-prefeito de Macaé, Dr. Fabiano Paschoal, também se manifestou nas redes sociais. “Seguimos firmes, confiantes em Deus e nas autoridades brasileiras — especialmente no apoio do nosso Governo Federal — para garantir o retorno seguro do nosso amigo Welberth e de todas as demais autoridades que se encontram em Israel. Deus no controle absoluto de tudo. Em oração”, comentou.
Apesar da tensão, o clima entre os participantes é de confiança e vigilância. O episódio reforça a importância de ações diplomáticas rápidas e do suporte às delegações internacionais em zonas de risco.