Campanha Junho Vermelho incentiva moradores a doarem sangue e salvarem vidasFoto: Ilustração

Macaé - O próximo sábado (28), promete movimentar a solidariedade em Macaé com o Dia D da campanha Junho Vermelho, voltada à doação de sangue. A sede do Serviço Municipal de Hemoterapia vai funcionar em horário especial, das 7h30 às 17h, para receber quem quiser ajudar a salvar vidas. A ação fecha o calendário do mês, que trouxe palestras e atividades educativas em diversos pontos da cidade sobre a importância de manter os estoques abastecidos.
A assistente social Karla Ferreira Barbosa lembra que, durante o inverno e o período de férias escolares, os bancos de sangue costumam ficar quase vazios. “É sempre importante manter nossos estoques. Doar sangue é um ato nobre que salva vidas. Esse trabalho pode ser feito todos os dias, não é preciso esperar pelo Dia D”, destacou Karla.
Para doar, a pessoa precisa pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem participar com autorização dos responsáveis. Quem já passou dos 60 deve ter feito pelo menos uma doação antes. Também é necessário estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta. Procedimentos como piercing, tatuagem, colonoscopia ou endoscopia nos últimos seis meses impedem a doação temporariamente.
Os moradores podem agendar o atendimento pelo site da Prefeitura de Macaé, na aba “Doe Sangue”, onde é possível preencher dados e escolher dia e horário. O telefone do serviço é (22) 2796-1756.
O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, número 40, no Centro. Durante a semana, o horário de coleta é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, exceto feriados. Para doar, é obrigatório apresentar documento oficial com foto.