Israel Viana exibe a medalha de prata conquistada em competição internacional nos Estados Unidos Foto: Divulgação

Macaé - O judoca Israel Viana Ferreira, de 26 anos, voltou a Macaé nesta segunda-feira (30) carregando no peito a medalha de prata e o orgulho de ter representado o Brasil no World Police and Fire Games (WPFG) 2025, realizado em Birmingham, no Alabama, Estados Unidos. O evento reuniu dez mil competidores de 80 países e é considerado o segundo maior torneio esportivo do planeta, atrás apenas das Olimpíadas.
Contemplado pelo Bolsa Atleta, Israel disputou a competição por integrar o Corpo de Bombeiros desde 2022. Com mais de 20 anos dedicados ao judô, ele descreveu o torneio como o maior desafio da carreira. “Foi o sonho de uma vida. Desde criança sonhava com esse momento e senti uma mistura de emoções. Tive que manter a concentração apesar de toda a novidade e responsabilidade de lutar pelo meu país e pela minha cidade”, contou.
Na trajetória até a final, Israel venceu três adversários de peso. O primeiro combate foi contra um atleta de Vanuatu, superado por IPPON. Na sequência, derrotou o campeão da Mongólia também por IPPON. Já na semifinal, venceu o representante da Índia por Yuko. Na decisão, foi superado pelo competidor da Indonésia e ficou com o vice-campeonato mundial.
Israel começou no esporte aos cinco anos e defendeu a Seleção Brasileira de Judô. Além da arte marcial, acumula faixas pretas em outras seis modalidades e mantém o CT Israel Viana Ferreira, onde dá aulas e incentiva jovens atletas.
“Foi uma honra chegar ao pódio e conquistar o maior título da minha vida esportiva. Sou grato pelo apoio da Prefeitura de Macaé e pelo incentivo que recebi para chegar até aqui. Agora meu objetivo é me preparar para o Mundial de 2027, na Austrália, onde vou lutar pelo ouro”, afirmou o judoca.
**Tags:**