Caminhão interativo estacionado na orla de Macaé promove vivência imersiva sobre o futebol femininoFoto: Moisés Bruno H. Santos

Macaé se transformou, nesta semana, em uma das sedes da Caravana do Futebol Feminino Petrobras. A estrutura itinerante, instalada na Avenida Atlântica, nº 1362, no bairro Cavaleiros, segue até o próximo domingo (13), oferecendo ao público uma programação gratuita voltada à valorização do futebol feminino, com direito a exposições, tecnologia, arte, cinema e muita informação. A ação tem como foco despertar o interesse da população pela modalidade e incentivar a formação de novas atletas, mirando a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil.
Desde segunda-feira (7), um caminhão interativo com diversas atrações vem atraindo moradores e turistas. A estrutura funciona das 9h às 19h, com exceção da segunda, que teve início ao meio-dia, e do domingo, quando encerra as atividades ao meio-dia. O público tem acesso a jogos como pebolim virtual, mosaicos digitais com fotos, cabine com inteligência artificial e painéis com histórias reais de jogadoras brasileiras que marcaram gerações. Entre os destaques, está a cabine “Amiga Virtual”, que responde curiosidades sobre a trajetória do futebol feminino no país.
No sábado (12), a programação ganha reforço com apresentações culturais e uma sessão de cinema ao ar livre. A ex-jogadora Shirley Barra marca presença às 10h para um bate-papo com o público. A presença dela simboliza o elo entre as novas gerações e as mulheres que abriram caminhos no esporte nacional.
O secretário de Turismo de Macaé, Léo Anderson, ressaltou a importância da iniciativa: “É uma honra receber a Caravana, que reconhece e impulsiona o protagonismo feminino no esporte. Esse tipo de projeto movimenta a cidade, estimula o turismo esportivo e cultural, além de inspirar meninas a ocuparem esse espaço com liberdade e igualdade”, afirmou.
O projeto, que carrega o lema “Com Elas, o Brasil Vai Mais Longe”, também promove ações em escolas, clubes de base e praças públicas. Entre as experiências, está o Super Pong, que recria os clássicos jogos de videogame em um campo virtual para até oito participantes, e uma instalação audiovisual que exibe momentos emocionantes do futebol feminino em vídeos curtos e impactantes.
A Caravana é um convite para que todos, especialmente meninas e mulheres, conheçam, se conectem e ocupem o espaço do futebol – não só como torcedoras, mas como protagonistas de uma história que segue sendo escrita com talento, garra e representatividade.