Estudantes da rede municipal participam das atividades da Caravana do Futebol Feminino na orla de Macaé Foto: Moisés Bruno H. Santos

Macaé - Com atrações que combinam tecnologia, cultura e muita bola no pé, a Caravana do Futebol Feminino Petrobras atraiu cerca de 700 estudantes da rede municipal de ensino de Macaé nesta semana. O projeto nacional está instalado na orla da Praia Campista e transforma o espaço público em um grande centro de experiências voltadas ao futebol praticado por mulheres, com foco na Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil.
Entre as atividades disponíveis, os participantes podem se divertir com jogos imersivos, futmesa, campeonato de embaixadinhas, circuito de agilidade e até uma cabine interativa com inteligência artificial. Além disso, há sessões de cinema ao ar livre, mosaicos digitais com fotos do público e experiências audiovisuais que resgatam grandes momentos da história do futebol feminino.
Na quarta-feira, alunos das escolas Jacyra Tavarez Duval e Neuza Maria de Almeida estiveram presentes. Para a coordenadora de Educação Integrada, Janiane Nunes, ações como essa contribuem para valorizar o protagonismo feminino no esporte. “Estamos incentivando nossas crianças a reconhecerem e se conectarem com as atletas que representam o país”, afirmou.
O projeto também foi elogiado pelas secretarias de Turismo e Esportes do município. O secretário Léo Anderson destacou que Macaé volta a sediar um evento de relevância nacional. Já César Maillet lembrou que o esporte está ligado à educação, à disciplina e à construção de valores sociais.
A Caravana permanece na cidade até domingo, dia 13, com horário de funcionamento das 9h às 19h — encerrando ao meio-dia no último dia. No sábado, o público poderá acompanhar uma programação especial com apresentações culturais e a participação da ex-jogadora Shirley Barra, às 10h.