Encontros semanais do Grupo para Familiares do Caps Betinho fortalecem apoio às famílias de pacientesFoto: Divulgação
Caps Betinho amplia encontros semanais para familiares de pacientes em Macaé
Grupo oferece acolhimento e suporte terapêutico, fortalecendo o cuidado integral aos pacientes com transtornos mentais
Macaé - O Centro de Atenção Psicossocial III Betinho (Caps Betinho), localizado no bairro Imbetiba, ampliou para encontros semanais as reuniões do Grupo para Familiares de pacientes referenciados. As reuniões, antes mensais desde novembro de 2024, passaram a ocorrer às segundas-feiras, às 17h30, com o objetivo de oferecer maior suporte às famílias e contribuir para o processo terapêutico dos assistidos.
O grupo, coordenado por uma assistente social, conta com a participação regular de cerca de dez familiares. O Caps Betinho atende pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, e o espaço para familiares proporciona melhor compreensão dos sintomas e orientações para o manejo dessas condições. O atendimento do Caps é pautado na visão do paciente como sujeito integral, levando em conta seu contexto social, cultural e familiar.
A psicóloga Dayane Porto ressalta a importância do grupo para o acolhimento dos familiares, que também enfrentam sofrimento e desafios. Segundo ela, o compartilhamento das experiências no grupo cria um sentimento de pertencimento, essencial para o processo de cuidado do paciente.
Desde sua criação, o Caps Betinho já atendeu cerca de 1.300 pacientes e possui atualmente aproximadamente 700 prontuários ativos. A unidade está situada na rua Tenente Jacinto Vieira dos Santos, 58.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.