Seminário reunirá especialistas, profissionais da rede municipal e população interessada na Cidade UniversitáriaFoto: Douglas Smmithy
Macaé organiza seminário para discutir saúde da população negra
Evento abre espaço para debate, conscientização e propostas em busca de mais equidade no sistema público de saúde
Macaé - O Seminário Saúde da População Negra será realizado na próxima quarta-feira (7), das 9h às 12h, no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária de Macaé. A iniciativa tem como foco a promoção da equidade racial no atendimento à saúde e é aberta tanto a profissionais da área quanto ao público em geral. O encontro contará com a presença da coordenadora do Programa de Saúde da População Negra, Franci Barros, além de apresentar dados epidemiológicos e levantar propostas para fortalecer o cuidado à população negra no município.
Com organização da Gerência de Vigilância em Saúde, o seminário propõe uma escuta ativa da comunidade e dos profissionais do setor, com o objetivo de planejar ações mais eficazes dentro da rede pública. A programação busca, ainda, sensibilizar gestores e cidadãos sobre a importância de combater o racismo institucional no sistema de saúde.
A cidade de Macaé segue as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), instituída pelo Ministério da Saúde em 2009. Essa política reconhece o racismo como um dos fatores que afetam diretamente o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, especialmente em casos de doenças como a hipertensão arterial, diabetes mellitus, miomas, doenças falciformes e outras condições mais prevalentes entre a população negra.
As inscrições para o seminário podem ser feitas online através da plataforma Even3. A expectativa dos organizadores é que o evento ajude a fomentar novas estratégias e garantir que todos os cidadãos recebam tratamento digno, igualitário e baseado em suas necessidades específicas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.