Lívia Lopes da Silva defenderá demandas de municípios da Região Norte Fluminense no Conselho Estadual das CidadesFoto: Divulgação

Macaé - A cidade de Macaé terá representação na 6ª Conferência Estadual das Cidades do Rio de Janeiro. A arquiteta e urbanista Lívia Lopes da Silva, servidora da Secretaria de Mobilidade Urbana, foi eleita para atuar como conselheira estadual no segmento do Poder Executivo Municipal, representando os municípios da Região Norte Fluminense.
O Conselho Estadual das Cidades tem papel consultivo e deliberativo, sendo responsável por acompanhar, propor e fiscalizar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano, habitação, mobilidade, saneamento e gestão territorial. Com a eleição, Lívia Lopes levará as demandas locais para as discussões no âmbito estadual, garantindo que a realidade dos municípios seja considerada na elaboração das políticas públicas.
O evento reuniu representantes de mais de 75 cidades, incluindo integrantes do poder público, movimentos sociais, entidades acadêmicas e profissionais, organizações não governamentais, setor empresarial e trabalhadores. Ao longo da conferência, foram aprovadas 20 propostas que serão encaminhadas para avaliação nacional, além da eleição de 104 delegados, entre eles duas representantes de Macaé: Lívia Lopes e uma representante da ONG SOS Praia do Pecado.
O coordenador de Planejamento da Mobilidade Urbana, Rui Paiva, também marcou presença na conferência. A nova conselheira afirmou que atuará para levar ao Conselho Estadual temas importantes para a região, como acessibilidade, mobilidade ativa e melhorias urbanas, garantindo que as cidades da Região Norte Fluminense tenham suas necessidades ouvidas e transformadas em ações concretas.