Tutores levam cães e gatos para vacinação, garantindo proteção contra a raiva em MacaéFoto: Ilustração
Campanha antirrábica protege cães e gatos em Macaé com vacinação itinerante
Dia D estadual ocorre no sábado, 27, em 12 pontos da cidade, reforçando prevenção contra a raiva
Macaé - Macaé mantém o cuidado com a saúde animal com a continuidade da campanha municipal de vacinação antirrábica para cães e gatos, promovida pela Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. A imunização itinerante passa por bairros e localidades do município, com atendimento gratuito que protege os animais e previne a raiva humana.
Entre maio e 17 de setembro, já foram vacinados 15.034 animais. O gerente de Vigilância Ambiental, Júlio Antunes, destaca a importância da ação: “O objetivo é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, garantindo a saúde de todos, humanos e animais”.
Durante a semana, a campanha acontece em Virgem Santa, Rio Novo, Nova Malvinas e Malvinas, sempre a partir das 9h. A vacinação ocorre de casa em casa em alguns bairros e em pontos estratégicos em outros, como a Rua Beira Rio e o Campo de Futebol de Malvinas.
O Dia D Estadual de Vacinação Antirrábica será no sábado (27), das 9h às 16h, em 12 pontos da cidade, incluindo Centro, Nova Macaé, Malvinas, Visconde de Araújo, Riviera Fluminense, Costa do Sol, Fronteira, Parque Aeroporto, Ajuda, Lagomar e Frade. O evento será realizado em praças, escolas, quadras esportivas e locais de grande circulação, facilitando o acesso dos tutores.
Para receber a vacina, os animais devem estar saudáveis. Cães precisam estar com guia, coleira e focinheira; gatos devem ser transportados em caixas apropriadas para evitar fugas. A imunização deve ser aplicada uma vez ao ano, sendo a forma mais eficaz de prevenção contra a raiva, doença letal transmitida por mordida de cães ou gatos infectados.
A população pode obter mais informações na Gerência de Vigilância Ambiental, localizada na Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro, ou pelos contatos cevas@macae.rj.gov.br Disque Dengue 0800-022-6461 (ligação gratuita) e WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.