Trabalhadores e empresários celebram o crescimento do mercado de trabalho em MacaéFoto: Douglas Smmithy

Macaé - Macaé se destaca no cenário nacional da empregabilidade em 2025, mostrando que não é apenas um polo econômico regional, mas um exemplo de geração de oportunidades. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município criou 6.559 vagas de janeiro a agosto, número superior ao total de empregos gerados por estados inteiros, como Amapá e Acre, e que supera cidades grandes, incluindo várias capitais brasileiras.
Em agosto, foram abertas 765 novas vagas, consolidando Macaé na quinta posição estadual, atrás apenas do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo. No acumulado do ano, o município ocupa o segundo lugar no Estado do Rio, ficando atrás apenas da capital, mas liderando no índice proporcional: 24 vagas a cada mil habitantes, o dobro do melhor desempenho entre as capitais.
O secretário de Trabalho e Renda, Rafael Manhães, destacou que o resultado é fruto de políticas que equilibram geração de empregos e estabilidade. “Macaé não só cria vagas, mas oferece mais segurança ao trabalhador. Nossa rotatividade está abaixo da média nacional, mostrando que as oportunidades aqui são mais duradouras. Hoje, Macaé é de fato a capital da empregabilidade”, afirmou.
Além do volume de vagas, o município se consolida como referência de estabilidade no mercado de trabalho, com rotatividade de 27%, inferior à média do estado (28,7%) e do país (36,7%). O desempenho coloca Macaé à frente de 10 capitais brasileiras, incluindo Natal, Florianópolis e Vitória, reafirmando sua força econômica e sua capacidade de gerar empregos de qualidade em todas as áreas.