Magé realiza campanha de combate ao mosquito da dengueGilson da Costa Jr./Divulgação

Magé - Magé intensifica a luta contra o mosquito da dengue. Nesta terça-feira (20), os agentes de combate a endemias e educadores deram início à ação de sensibilização e defesa após Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), no bairro Jardim Esmeralda, em Santo Aleixo. As visitas técnicas estão sendo realizadas para encorajar a população a dedicar 10 minutos aos cuidados essenciais que podem salvar vidas.

O LIRAa é uma metodologia que possibilita, de maneira rápida, identificar a quantidade de imóveis com recipientes que abrigam larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre Zika e Febre Amarela.
Magé realiza campanha de combate ao mosquito da dengue - Gilson da Costa Jr./Divulgação
Magé realiza campanha de combate ao mosquito da dengueGilson da Costa Jr./Divulgação


Marcos Vanini, coordenador de educação em saúde, destaca a importância do LIRAa no combate ao mosquito.

“Os dados obtidos após o levantamento permitem aos gestores avaliar as atividades já realizadas e redirecionar as ações de controle do vetor. Além disso, indicam os recipientes mais utilizados pelo vetor para a postura dos ovos”, explicou.

Vanini também fez um apelo à população.
“Solicitamos aos moradores que dediquem 10 minutos para inspecionar suas residências, locais de convívio como campos de futebol ou igrejas que frequentam. Juntos, podemos vencer essa batalha contra o mosquito”, finalizou.

Ana Regina da Silva, moradora do bairro há mais de 50 anos, elogiou as visitas técnicas dos agentes.
“As equipes estão sempre aqui verificando se existem depósitos de água e inspecionando nossos quintais. Como a doença transmitida por esse mosquito pode ser fatal, sinto-me mais tranquila com a visita dos agentes”, disse.

Para Marco Antônio Macedo, também morador do bairro, as visitas das equipes de saúde trazem segurança.
“Essas visitas são fundamentais, pois estamos sempre limpando as áreas e verificando os possíveis focos, especialmente após as chuvas. Receber a visita dos profissionais de saúde nos traz mais segurança e ajuda a prevenir a antecipação do mosquito", destacou.