Veja como ser um prestador de serviços turísticos em MagéDivulgação

Magé - O setor turístico de Magé está ganhando impulso graças à iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, que lançou o processo de cadastramento direcionado para o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Esta ação visa sensibilizar os empresários sobre a relevância do Cadastur para a cidade.

O Cadastur funciona como um sistema de registro para pessoas físicas e jurídicas que operam no segmento de turismo. Ele facilita o acesso a informações pertinentes sobre os prestadores de serviços turísticos que estão devidamente registrados.

O cadastro é obrigatório para determinados segmentos, incluindo meios de hospedagem, operadoras de turismo, agências de viagens, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, parques temáticos, organizadoras de eventos e guias de turismo.

Para outras categorias, como casas de espetáculos, centros de convenções, empreendimentos de lazer, parques aquáticos, locadoras de veículos e estabelecimentos alimentícios como restaurantes e bares, o cadastro é opcional.

Empresas ou profissionais que se enquadram na categoria obrigatória e não realizam o cadastro estão sujeitos a multas aplicadas pelos órgãos reguladores do Ministério do Turismo, podendo chegar a penalidades de até R$ 854 mil se não se regularizarem junto ao Cadastur.

Para agilizar o processo de cadastramento, a Subsecretaria de Turismo disponibilizou uma equipe que realiza visitas aos estabelecimentos por meio de agendamento prévio, reforçando a importância do registro.

Segundo Bruno Lourenço, Secretário de Cultura, Turismo e Eventos, o cadastramento oferece inúmeros benefícios aos empresários.
“Já contamos com três meios de hospedagem cadastrados, sendo que anteriormente não tínhamos nenhum. O registro traz vantagens como maior visibilidade online por meio dos sites (www.cadastur.turismo.gov.br) e (www.viajelegal.turismo.gov.br), além de oferecer oportunidades de qualificação em cursos e programas do Ministério do Turismo, de acesso a crédito oficial e sistemas de classificação de acomodações. Isso sem falar nas oportunidades de negócios e na credibilidade conquistada por operar de acordo com a legislação”, destaca.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem contatar a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, situada na Avenida Cel. João Valério, n° 241 – 6º andar, em Magé, ou enviar um e-mail para turismo@magé.rj.gov.br.