Projeto para segunda fase de compensação das perdas de ICMS aguarda sanção presidencial.Imagem de Alexey Tulenkov no Freepik
Prefeitura de Magé prepara ação sobre entrega de documento de arrecadação
No dia 9 de novembro, empresários e contabilistas se reunirão com representantes do município na sede da Faetec de Magé para discutir o tema
Magé - No próximo dia 9, na Faetec em Magé, ocorrerá uma reunião entre representantes da Secretaria de Fazenda de Magé, empresários e contabilistas. O encontro tem como foco discutir a relevância da declaração e entrega do DECLAN-IPM. A apresentação deste documento é fundamental para o Índice de Participação dos Municípios na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“É essencial que os empresários e contabilistas compreendam a importância dessa ação para Magé. A entrega adequada do DECLAN não apenas cumpre uma obrigação fiscal, mas é muito significativa para os investimentos no município. A Secretaria de Fazenda estima uma perda de aproximadamente R$ 6 milhões por ano devido à falta desta declaração. Esses recursos poderiam ser revertidos em melhorias para a cidade”, afirma o secretário Alexandre da Silva Pinto.
O DECLAN-IPM tem como objetivo apurar o valor adicionado nas operações de circulação de mercadorias e nas prestações de serviços submetidos à incidência do ICMS no estado, sendo essencial no cálculo dos Índices de Participação dos Municípios (IPM) na arrecadação desse imposto. Os contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes de ICMS (CAD-ICMS) são obrigados a apresentar a declaração.
A Secretaria de Fazenda de Magé destaca que dispõe de um e-mail - fazenda@mage.rj.gov.br - para o atendimento e esclarecimento de dúvidas, além de orientar empresários e contadores sobre a entrega do DECLAN, ressaltando sua importância para o município.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.