1º Encontro Quilombola discute direitos humanos e meio ambiente em MagéDivulgação

Magé - No próximo domingo, dia 10 de dezembro, é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em Magé, na Baixada Fluminense, a data será marcada pelo 1º Encontro Quilombola do Recôncavo da Guanabara, que reunirá lideranças locais, ativistas negros, artistas, ambientalistas e o público inscrito, a partir das 8h30, no dia 09 de dezembro, na sede do Quilombo do Feital, responsável pela realização do evento. A atividade tem o apoio do Projeto Do Mangue ao Mar — iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em convênio com a Transpetro.
Entre os temas que serão debatidos no encontro estão racismo ambiental e regularização dos quilombos. A abertura será das 8h30 às 10h e, ao logo do dia, o evento contará com palestras, exposições e apresentações culturais como roda de samba e forró.
Após a abertura, haverá uma Mesa com representantes do Quilombo do Feital e do Quilombo Maria Conga, ambos de Magé, que falarão sobre a origem dos quilombos da região e da relação deles com o território.
Os jovens do ecoclube da Base Guanabara, do Projeto Do Mangue ao Mar, também estarão presentes. Eles apresentarão a mostra Curral de Memórias, que visa resgatar e deixar emergir, através do olhar dos adolescentes, suas experiências com a infância, natureza, cotidiano, tradição pesqueira e quilombola, belezas ainda latentes, encontradas em Magé, no ‘berço’ da Baía de Guanabara. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir de processos de arte-educação, criados pela equipe educativa do Projeto Do Mangue ao Mar.
“Estou muito feliz com a realização dessa atividade. Pela primeira vez, reuniremos os quilombos de Magé em uma ação como esta. Sou muito grata ao Projeto Do Mangue ao Mar, que tanto tem nos apoiado nessa parceria”, conta a presidente da Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo do Feital, Valdirene Couto.
Para participar, os interessados deverão realizar a inscrição por meio do link. A entrada é gratuita, mas os interessados em saborear um café da manhã e almoço preparado pelo Quilombo do Feital, durante o encontro, deverão contribuir com um valor simbólico de R$ 10.
O encerramento do Encontro está previsto para as 2h, com um forró, que terá início às 21h.
Serviço:
1º Encontro Quilombola do Recôncavo da Guanabara
Data: 09/12/23
Horário: 8h30 às 2h
Local: Quilombo do Feital – Magé – RJ
Inscrições: http://bit.ly/EncontroQuilombola