Magé - No último final de semana, foi realizado o 7º Encontro Quilombola do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu na cidade de Campos dos Goytacazes. Entre inúmeras situações as vozes das lideranças presentes ecoaram questões urgentes, que foi desde a titulação dos territórios às questões relacionadas a Justiça Climática, Educação, Saúde, Saneamento básico, Transporte, Empreendedorismo e todos o direitos constituído para essa população.
Diante de muitas reflexões foram feitos pronunciamento a cerca da morosidade nos processos de titulação, o que deixa as comunidades vulneráveis sujeita a toda situação de ameaças e conflitos. O Encontro foi realizado em quatro dias e contou com a presença maciça das Comunidades Quilombolas do Estado.
No último dia do encontro foi feita a escolha da nova gestão da Associação Estadual, tendo sido apresentado somente uma chapa sendo essa eleita por Aclamação da Assembleia. Desta forma, a Mageense conhecida como Bia Nunes continua a frente da Instituição de representação das 54 Comunidades do Estado do Rio de Janeiro, a ACQUILERJ.
Bia Nunes nascida em Magé, reconhecida como Quilombola da Comunidade de Maria Conga, a Primeira Comunidade Quilombola reconhecida pela Fundação Cultural Palmares é mulher negra, com um vasto currículo e liderança de várias outras pautas do movimento social terá mais quatro anos liderando Quilombos desse Estado.
"Os quilombos foram ao longo dos anos tendo sua identidade histórica apagadas na tentativa de nos extinguir, porém nossa resistência incomoda e afronta a Casa Grande",a firmou Bia Nunes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.