5ª Caminhada de Conscientização do Autismo em MangaratibaDivulgação/Prefeitura de Mangaratiba

Costa Verde – Pelas ruas das cidades, moradores de Angra dos Reis e Mangaratiba celebraram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Amor, respeito, alegria pelos projetos alcançados pelos municípios e que estão atendendo de forma satisfatória essa parcela da população, foram os sentimentos externados durante a caminhada realizada nessa segunda-feira,3, e que reuniu centenas de pessoas nas cidades da Costa Verde. 
Mangaratiba 
A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), realizou a 5ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. A ação, com o tema ‘Mais informação, menos preconceito’, aconteceu, ontem,3, na Praça Robert Simões, e teve como objetivo chamar a atenção da população para a luta pelos direitos das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ato aconteceu em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 02 de abril.
Alunos das escolas Maria Augusta Lopes, Emanuela Ribeiro de Souza e Coronel Moreira da Silva, desfilaram pelas ruas do Centro de Mangaratiba carregando faixas com frases que exaltam as diferenças e reafirmam a importância do respeito à pessoa autista. O Deputado Estadual, Luiz Claudio Ribeiro, participou da mobilização, e falou sobre a importância da conscientização.
“Estou muito feliz em estar aqui, participando deste momento incrível. Como Deputado Estadual, já apresentei dois projetos de lei voltados para a inclusão no estado do Rio de Janeiro. Vamos trabalhar cada vez mais em busca desse objetivo no âmbito municipal e estadual. Essa é uma luta diária e continuaremos sempre batalhando”, declarou o Deputado.
O vice-prefeito, Chicão da Ilha, parabenizou todos os professores, coordenadores, diretores e demais profissionais que são incansáveis na luta pela inclusão das pessoas autistas na cidade. Já a Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Brena Maia, exaltou a união no processo de inclusão.
“‘Mais informação, menos preconceito’ é o lema que a SMELL leva todos os dias para as salas de aula. Notar os alunos desde pequenos participando do movimento de conscientização é muito gratificante para nós educadores. Contamos sempre com a ajuda de todos vocês na promoção da inclusão na cidade”.
O ato ainda contou com a presença de secretários e subsecretários municipais, dos vereadores Rômulo Carcará, Wlad da Pesca e Cecília Cabral, de equipes da SMELL e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, de representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), membros da comunidade escolar e população em geral.
Serviços e políticas públicas em prol dos autistas na cidade:
Desde 2018, a Prefeitura de Mangaratiba vem investindo em projetos e políticas públicas para garantir os direitos de crianças e jovens autistas. Avanços em diversas áreas já foram contabilizados. Confira abaixo alguns dos principais projetos desenvolvidos na atual gestão municipal:
- Criação de legislações que garantem direitos e benefícios para autistas, incluindo a Carteirinha de Identificação do Autista. Mais de 120 carteirinhas de já foram emitidas na cidade;
- Criação do Núcleo de Atendimento Especializado (NAE), que é um espaço preparado para atender com exclusividade as demandas de alunos de inclusão. No NAE são oferecidos serviços de Psicopedagogia, através da Secretaria de Educação; atendimentos com Psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e de odontologia especializada, pela Secretaria de Saúde, além de terapia em grupo, benefícios sociais e atendimento social, pela Secretaria de Assistência;
- Também na área da saúde, o município oferece consultas nas ESFs e atendimentos especializados nas UBSs, além de garantir prioridade na marcação de consultas e exames. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), pacientes autistas ainda contam com a sedação com óxido nitroso, técnica moderna e não invasiva de sedação. Mangaratiba é a primeira cidade do país a oferecer o serviço gratuitamente;
- Na área de Educação, a Prefeitura também oferta a inclusão em sala de aula, esportes inclusivos e a Equoterapia – utilização de cavalos;
- Através da Secretaria de Segurança, a Prefeitura de Mangaratiba desenvolve no município o projeto de Cinoterapia (ou TAA - Terapia Assistida por Animais), técnica que utiliza cães no processo terapêutico para tratamentos. O método é oferecido pela Guarda Municipal para alunos especiais do município;
- A Prefeitura de Mangaratiba ainda investe em capacitações para equipes de diversas secretarias a fim de oferecer atendimento qualificado e humanizado para as pessoas autistas da cidade.
Maiores informações: Praça Robert Simões, nº 92 – Centro – Mangaratiba/RJ - Cep: 23860-000 Tel: (21) 2789-6000 - Segunda à Sexta-feira das 08h às 16h

Angra dos Reis 
A concentração foi na Praça General Osório e reuniu, nessa segunda-feira,3, dezenas de pessoas para celebrar o Dia mundial do Autismo. A cidade também marcou a data pela Caminhada de Conscientização realizada pela Comissão Divulgadora do Autismo (CDA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social e com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD). O principal intuito de celebrar o Dia foi falar também sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Angra celebra o Dia do Autismo com caminhada - Divulgação/Prefeitura de Angra
Angra celebra o Dia do Autismo com caminhadaDivulgação/Prefeitura de Angra


- É uma caminhada pacífica, de festa, de respeito, para mostrar a quantidade de famílias que tem pessoas com autismo na cidade. É muito importante essa conscientização, pois tem muitas famílias que não sabem que tem uma criança em casa com autismo. Então, por meio desse trabalho, desde 2014 estamos fazendo ações e já conseguimos ajudar muitas famílias a chegarem ao diagnóstico preciso – contou Marilda Pires, coordenadora da Comissão Divulgadora do Autismo.

Durante a caminhada, foi falado sobre um benefício que teve no início deste ano na cidade, que é a carteirinha dos Autistas. Até agora, mais de 300 carteirinhas já foram entregues. É uma forma de ajudar com que a comunidade autista possa ser mais assistida no município.

– A prefeitura de Angra dos Reis, em parceria com a secretaria de ação social, lançou mais esse benefício para a comunidade autista, promovendo mais inclusão e respeito em todos os lugares que eles chegam, por meio dessa carteirinha, que é composta por diversas informações – comentou Íris Fernandes, coordenadora da Pessoa com Deficiência.

A Priscila Nascimento é mãe da Victória, de 14 anos, e mora em Angra dos Reis há pouco mais de um ano. Victória, que tem autismo e já está sendo atendida por meio da Assistência Social e com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) da cidade, já tem sua carteirinha.

- É muito importante essa caminhada para ajudar as pessoas a saberem mais sobre o autismo, pois tem muita gente que não conhece. Eu procurei a prefeitura para fazer a carteirinha e hoje tem ajudado bastante – disse a moradora do bairro Balneário.

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD), tem trabalhado para fazer com que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Angra dos Reis possam ter um atendimento mais especializado e adequado. Prova disso é a construção do CETEA (Centro Educacional para Transtorno do Espectro do Autismo), que vai acolher pessoas com transtorno do espectro autista com objetivo de desenvolver atividades pedagógicas e estimular habilidades cognitivas, sensoriais e sociais.

- Estamos muito felizes. É o governo municipal participando, escutando as reivindicações dos autistas. Essa caminhada dá mais visibilidade e o momento é esse; de construirmos aqui uma sociedade cada dia mais inclusiva e sem preconceito – analisou Eduardo Sampaio, secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania que participou da caminhada.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.