Projeto" Trilhos da Alfabetização" Divulgação/Vale
Mangaratiba – O município de Mangaratiba recebeu nesta semana o Programa de Educação e Saúde da Fundação Vale. Em parceria com o executivo municipal a ação tem por objetivo a qualidade do atendimento à saúde da população e no nível de aprendizagem das crianças.
Entre as doações do programa estão: livros, gibis e jogos pedagógicos para escolas das redes municipais e de equipamentos de saúde e mobiliários para melhorar o espaço físico das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), além de mapas de georreferenciamento para dar suporte para as secretarias municipais de saúde e assistência social.
Um dos projetos que compõem o programa em parceria com a Comunidade Educativa, (CE CEDAC) é o “Trilhos da Alfabetização”, que visa melhorar a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram doados mais de 700 unidades ( livros e gibis) para as 23 escolas municipais de Mangaratiba.
Os livros são para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental com diversidade de autores, etnias e origens. As unidades escolares também receberam kits com jogos para educadores desenvolverem propostas pedagógicas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Comunidade Educativa e as secretarias de educação e formação continuada de professores.
Na saúde, especificamente Atenção Primária, na última terça-feira (15), foram entregues 51 itens como impressoras e computadores para unidades de saúde. Trata-se do segundo lote de equipamentos doados aos municípios por meio do projeto Ciclo Saúde Proteção Social, realizado em parceria com as secretarias municipais de saúde e assistência social e com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).
Programa
Em 2022, a Fundação Vale ampliou sua atuação no município, para construção de uma agenda intersetorial que visa a melhoria da educação, da saúde e da assistência social. Além do Ciclo Saúde Proteção Social e Trilhos da Alfabetização, o programa conta ainda com Territórios em Rede, realizado com a Cidade Escola Aprendiz, que atua no combate à exclusão escolar.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.