Sistema de monitoramento do Aeroporto de MaricáFoto: Leonardo Fonseca
Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo do Aeroporto de Maricá passa a operar 24h
Serviços de Telecomunicações também tem início do funcionamento de forma contínua, e nos dois casos o objetivo é de aumentar o nível de segurança das operações
Maricá - O Aeroporto de Maricá (SBMI), administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), já está operando a EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) de forma contínua, com uma disponibilidade de 24 horas, todos os dias.
Até março, as atividades eram realizadas de 6h às 18h. Segundo o Superintendente Operacional do SBMI, Isaac Nascimento, o início do funcionamento 24h da EPTA, desde o último fim de semana, aumenta o nível de segurança das operações. “Os pilotos que usam o aeroporto em período noturno irão receber todas as informações de voo que auxiliam na navegação aérea, tanto na decolagem como no pouso”, explicou Nascimento.
As EPTAs são controladas por um operador de estação aeronáutica, que faz um serviço similar ao que o controlador de voo faz nas torres de controle. Ao todo, são quatro operadores que se revezam em escalas para que a EPTA funcione 24h. “A EPTA é uma rádio que presta serviço de informação e coordenação de tráfego aéreo. O operador de Estação Aeronáutica é o responsável pelo controle de tráfego aéreo, informações meteorológicas, informações aeronáuticas e a telecomunicação para transmitir mensagens. Essas informações são extremamente importantes para os pousos e decolagens aqui do Aeroporto de Maricá”, explica o operador de Estação Aeronáutica, Fabio Rios.
Como funciona
A AMD Services é a empresa Prestadora de Serviços Especializados (PSE) responsável pelas atividades de Operação, Manutenção e Gerenciamento da Segurança Operacional da EPTA SBMI. Na parte do controle de tráfego aéreo, o operador de Estação Aeronáutica recebe o plano de voo das aeronaves que pretendem decolar no SBMI. O documento chega pelo sistema e o operador faz a coordenação com o Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), para que o voo seja autorizado. “A partir daí, fazemos o contato bilateral com a aeronave, fornecendo as informações que recebemos do Controle do Rio e as informações do tráfego local, caso tenha”, afirma Rios.
Já na área meteorológica, o profissional do EPTA realiza boletins a cada uma hora, informando as condições do tempo no Aeroporto de Maricá. Essas informações são observadas de forma visual ou eletrônica, por meio de um sensor localizado no SBMI. Temperatura, vento e pressão atmosférica também são atualizados nos boletins.
Além disso, a EPTA é a responsável pelas informações aeronáuticas (de auxílio a navegação e do estado da pista) e da telecomunicação (envio de mensagens) para as aeronaves que desejam pousar no Aeroporto de Maricá. Hoje, essas informações são feitas de forma online, o que facilita para o piloto consultar sempre que precisar. “Há alguns anos, o envio de mensagens era feito de forma manual. Mas agora é feito pelo sistema MHS (Message Handling Systems), o que facilita bastante o envio das informações”, finaliza o operador de Estação Aeronáutica, Fabio Rios.
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