Handball de praia, seleção femininaFoto: Elsson Campos
O evento conta com participação das seleções do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile. Para a atleta de handebol do Brasil, Nathalie Sena, que já foi eleita a melhor jogadora de handebol de areia do mundo, elogiou o espaço. “Estamos muito contentes em vir para Maricá. Aqui é uma das melhores estruturas que temos em nível mundial e é sempre uma sensação indescritível. Jogar contra a Argentina em casa é um dos nossos jogos mais pesados, pois ambas as equipes se conhecem. Estamos bem confiantes com os jogos e bem treinadas para as competições”, disse.
O público acompanhou nesta manhã os jogos do Uruguai x Estados Unidos (masculino), Estados Unidos x México (feminino), Portugal x China (masculino) e o Brasil x Argentina (feminino). Já no turno da tarde, o Brasil encarou a Argentina (masculino), Argentina x China (masculino e feminino), Estados Unidos x Portugal (masculino). O Brasil volta em campo e encara o México (feminino) às 18h30 e o Uruguai (masculino) às 19h20.
Nesta sexta-feira (28/04), o campeonato terá um dia sem competições. As partidas retornam normalmente no sábado (29/04) pela manhã e à tarde - definindo quem fica com a quinta colocação em cada categoria e, na sequência, serão realizadas as semifinais. Já no domingo (30/04) ocorrem as disputas pelo terceiro lugar e as finais do campeonato.
Maricá, capital do handebol de praia
Maricá vem se consolidando como a capital do handebol de praia. No ano passado, o município sediou a Copa do Brasil juvenil e adulto, o Campeonato Brasileiro de Seleções e também o Desafio Internacional, que teve participação dos Estados Unidos e da Argentina, além do Brasil.
A atleta de handebol e professora de educação física do IFF, Regiane Costa, levou os alunos para conhecer mais do esporte nesta quinta-feira (27/04) e ver o Brasil jogar. “É uma oportunidade única de estar aqui e ter esse evento gratuito na nossa cidade. Esse esporte só acrescenta na educação e formação dos nossos alunos, pois eles estudam os jogos de arremesso e muitos outros. Joguei com a equipe aqui no último fim de semana e o espaço é muito bom, único e bem formulado”, disse a atleta.
Em setembro de 2022, a cidade sediou o “Maricá Capital Nacional do Handebol de Praia” com a realização do Campeonato Brasileiro de Seleções, a Copa do Brasil, o Campeonato Carioca – as três competições nas categorias adultas e juvenis – e o Desafio Internacional, com Brasil x Argentina, no feminino; e Brasil x EUA, no masculino. O grande evento reuniu cerca de dez mil pessoas na Praia da Barra, para assistir aos jogos, fomentando o turismo esportivo na cidade.
Para a aluna do Instituto Federal Fluminense (IFF), Thalita Araújo, 16 anos, moradora de São José do Imbassaí, é importante essa integração com o esporte para os alunos. “Estou muito feliz pela professora nos trazer para assistir aos jogos. Acho muito importante termos e conhecermos mais esse grande esporte, que eu aprendi a amar por causa da minha professora e atleta Regiane Costa”, comentou a aluna do segundo ano do curso técnico de edificações.
Sábado (29/04)
10h - Chile x EUA - masculino
10h50 - Argentina x EUA - feminino
11h40 - Uruguai x Argentina - masculino
12h30 - Chile x Brasil - feminino
13h20 - Brasil x Portugal - masculino
tarde: jogos a serem definidos
Domingo (30/04)
10h - Disputa pelo terceiro lugar no masculino
10h50 - Disputa pelo terceiro lugar no feminino
12h - Final feminino
13h20 - Final masculino
14h - Cerimônia de encerramento
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.