Dia do Trabalhador em MaricáFoto: Anselmo Mourão
Maricá comemorou o Dia do Trabalhador com diversos serviços gratuitos
Evento na praça central levou ações de saúde, esporte e cultura, entre outras atividades voltadas aos trabalhadores da cidade
Maricá - Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Maricá levou nesta segunda-feira, 1º de maio, diversas ações e serviços gratuitos para a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Quem passou pelo local pode solicitar a emissão da carteira de trabalho digital, garantir a isenção para a segunda vida da carteira de identidade e se cadastrar para vagas de emprego, e buscar informações sobre os cursos profissionalizantes do programa Qualifica Maricá.
Além de aproveitar inúmeras atividades de esporte e cultura, o público pode atualizar a vacinação tomandos as doses contra Covid-19 e influenza e fazer de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Os donos de animais também puderam se inscrever para a castração de cães e gatos. O projeto Maricá + Verde fez mais uma ação com a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica. Para a criançada, uma programação exclusiva, com parque infantil, totó e show de mágica.
“É muito importante ver o trabalhador como um todo, não só o fruto do trabalho dele. Nós também damos a oportunidade dele trazer a família aqui para brincar, tomar a vacina, que de repente ele não pode tomar durante a semana e utilizar o odontomóvel. O pessoal da terceira idade também participando com muita dança e atividades físicas. Tudo isso é muito importante para nós ”, disse o secretário de Trabalho, Alessandro Coutinho.
Acompanhando os alunos atendidos na Casa do Idoso, o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Tatai falou sobre a participação do grupo no evento.
“Eu quero parabenizar a todos pelo dia de hoje. É bonito trazer essas meninas e meninos da terceira idade para cá, que se colocaram à disposição para estarem aqui nesse dia especial, com um sol lindo no feriado, para representar a cidade. É realmente maravilhoso”, disse Tatai.
A secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Mariana Príncipe, falou da felicidade em poder levar os serviços de sua pasta até a praça central.
“Fico feliz em estar aqui porque esse é um projeto muito importante, onde a gente tem acesso à população de Maricá. Poder distribuir nossas bananas desidratadas, aipim e algumas mudas de plantas é contribuir para que as pessoas tenham alimentos saudáveis dentro de casa. Já que se torna muito mais fácil vir aqui e buscar”, pontuou Mariana.
Secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres também falou sobre a oportunidade de se aproximar da população.
“Eu acho que o serviço tem o aspecto social, tem que sair das quatro paredes e chegar à população. E essa é uma festa popular muito gratificante, porque as pessoas têm acesso a serviços que muitas vezes nem sabem que existem e a gente pode oferecer tanto da Secretaria quanto do Centro de Referência de Políticas Inclusivas, que é um trabalho específico para pessoas com deficiência”, declarou Clauder.
Moradores aproveitam a festa
Ao lado da esposa, Ailton Freitas, 62 anos, assistia às apresentações do grupo da terceira idade. “Aqui está muito bonito. Tudo bem feito. Eu não procurei nenhum serviço e vim somente para aproveitar o evento, porque eu vi que ia ter essa festa hoje”, contou o morador de Bambuí.
O casal Celeste Matos, 81 anos, e Darci da Silva, 89 anos, garantiu ums muda para levar para sua casa em São José do Imbassaí. “Isso aqui está muito bom e coisa melhor não existe. Está tudo tranquilo e nós podemos andar à vontade”, frisou Celeste. “Assim é bom que dá acesso a todos. Muito bom e realmente gratificante”, completou Darci.
Sheila Maria Barbosa veio de Pindobas para atualizar seu esquema vacinal. “Eu ainda não tinha ido ao Posto de Saúde tomar a vacina da influenza. Vi que teria hoje aqui no evento e resolvi aproveitar. Estou achando ótimo ter isso aqui para o trabalhador, porque nós trabalhamos muito e merecemos realmente comemorar. O prefeito está de parabéns”, elogiou Sheila.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.