Intercâmbio entre prefeituras ue segume o exemplo de Maricá, tarifa zeroFoto: Divulgação

Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), enviou representantes para um intercâmbio nas cidades Ibirité (Minas Gerais) e Paranaguá (Paraná), que possuem o transporte gratuito semelhante ao programa Tarifa Zero.
A iniciativa teve como objetivo o compartilhamento de experiências, o conhecimento de novos conceitos e ideias sobre a mobilidade urbana, transporte, projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, além da possibilidade de acompanhar de perto a operação do Tarifa Zero em outros munícipios.
Ao todo, 71 cidades brasileiras têm gratuidade no transporte público, sendo Maricá a pioneira com mais de 100 mil habitantes, tendo a maior frota operante do país e a que mais transporta pessoas diariamente. A EPT dispõe hoje de 115 ônibus e 38 linhas que circulam por toda a cidade, com média diária de 115 mil deslocamentos e cerca de 3 milhões de viagens por mês.
O programa "Tarifa Zero" de Paranaguá, no litoral do Paraná, começou a funcionar em março de 2022. Com população estimada em 158 mil habitantes, o sistema conta com 52 ônibus, 21 linhas e registra cerca de 700 mil deslocamentos por mês. A cidade mineira Ibirité (MG) iniciou a liberação das catracas no transporte público do município em janeiro deste ano. O sistema conta com 23 ônibus, 11 linhas e registra cerca de 10 mil deslocamentos por dia. São mais de 184 mil habitantes.
Para o presidente da EPT, Celso Haddad, a integração de diversas regiões do país, fortalece a política pública de gratuidade no transporte público.
"É nosso dever compartilhar com outras cidades as experiências bem-sucedidas de políticas públicas estruturantes de mobilidade urbana de Maricá e conhecer os diferentes métodos adotados por outros municípios para garantir aos cidadãos o acesso ao direito constitucional ao transporte público gratuito e de qualidade", explica Haddad.