Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou a programação do Cine Henfil para o segundo fim de semana de funcionamento, de sexta (19/05) a domingo (21/05), com sessões às 15h, 17h e 19h. Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.
O Cine Henfil funciona de terça a quinta-feira, com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, com programação temática trabalhada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. De sexta a domingo, com sessões marcadas para 15h, 17h e 19h, os ingressos são distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.
Programação: Sexta-feira (19/05) 19h20 – Jorge, Um Brasileiro - Classificação indicativa: 14 anos / Ano: 1988 / Duração: 1h53 / Drama / Direção: Paulo Thiago
Sábado (20/05) 15h – Curtas infantis - Classificação Indicativa: Livre / Duração: 1h28 / Direção: vários - Picolé, pintinho e pipa - tempo: 15 min. - Lá do alto - tempo: 8 min. - A distração de Ivan - tempo: 17 min. - Mandinga - tempo: 14 min. - Tempo de criança - tempo: 12 min. - Eu sou um samba - tempo: 11 min. 17h15 – Iracema, Uma Transa Amazônica - Classificação Indicativa: 16 anos / Ano: 1975 / Duração: 1h31 / Drama / Direção: Orlando Senna, Jorge Bodanzky 19h15 – O Fim e o Princípio - Classificação indicativa: Livre /Ano: 2005 / Duração: 1h50 / Documentário / Direção: Eduardo Coutinho
Domingo (21/05) 15h – Curtas infantis Animações - Classificação Indicativa: Livre / Duração: 1h28 / Direção: Marcelo Marão - Cebolas são azuis (12 min / 1996) - Pelotas de regurgitação (06 min / 2000) - chifre de Camaleão (01 min / 2000) - O arroz nunca acaba (08 min / 2005) - seu dente e meu bico (01 min / 2006) - O anão que virou gigante (10 min / 2008) - O muro era muito alto (08 min / 2009) - Até a China (15 min / 2015) - Eu queria ser um monstro (04 min / 2019) 17h15 – Partida - Classificação Indicativa: 14 anos / Ano: 2020 / Duração: 1h34/ Documentário/ Direção: Caco Ciocler 19h15 – Terra Estrangeira - Classificação indicativa: 16 anos / Ano: 1995 / Duração: 1h40 /Drama / Direção: Daniela Thomas, Walter Salles
Sinopses Jorge, Um Brasileiro: Jorge é um caminheiro que, como diversos outros, enfrenta a vida difícil no universo dos caminhoneiros que atravessam o país para chegar aos destinos mais distantes, com uma infraestrutura totalmente precária das estradas. Depois de brigar com a sua companheira Sandra, ele sai para mais uma viagem, e relembra os fatos mais marcantes de sua vida, suas aventuras e os amigos da estrada.
Iracema, Uma Transa Amazônica: O filme é na realidade um auto-retrato da população da Transamazônica. Retrata realisticamente os problemas da região. Conta a história de uma menina do interior, que vai a Belém com a família para pagar promessa na festa do Sírio Nazaré. O novo meio e as companhias que encontra levam a menina à prostituição. Conhece num cabaré um motorista de caminhão Tião Brasil Grande, negociante de madeira. Influenciada pelas outras prostitutas ela quer ir para os grandes centros ( São Paulo e Rio) e pega carona com o motorista.
O Fim e o Princípio: Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores - na maioria idosos - contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.
Partida: O diretor Caco Ciocler, motivado pelas movimentações políticas, resolveu partir para uma jornada. Ao lado de um grupo de cineastas, convidou a atriz Georgette Fadel (de Banquete) – viajar até o Uruguai e passar o réveillon com o ex-presidente Pepe Mujica. Como nem tudo são flores, a viagem conta com a presença de Léo Steinbruch, um empresário que possui opiniões completamente divergentes às de Fadel.
Terra Estrangeira: Anos 90. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.