Base da Pimpolhos da Grande Rio em MaricáFoto: Divulgação
Com o objetivo de promover a inclusão e formação de mão de obra especializada na indústria do carnaval, estão sendo realizadas ações educacionais gratuitas na cidade. Essas iniciativas abrangem palestras e cursos abordando diversos aspectos do carnaval, tais como alegorias, fantasias, adereços e percussão, entre outros.
Um exemplo dessas ações são os 42 alunos que estão sendo capacitados para ingressar na indústria carnavalesca. Na quadra da União de Maricá, escola que desfilará no grupo Ouro na Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2024, o renomado mestre de bateria Paulinho Esteves ministra aulas de percussão para crianças, jovens e adultos. O principal objetivo dessas iniciativas é seguir a indústria do Carnaval na cidade, além de deixar um legado duradouro para a população de Maricá.
Uma característica marcante desses cursos e palestras é a presença de profissionais vivenciando o assunto. Renato Figueiredo, por exemplo, é responsável pelo curso de criação e produção de fantasias e alegorias. Ele possui uma sólida formação acadêmica, sendo tecnólogo em gestão de Carnaval pelo Instituto do Carnaval da Universidade Estácio de Sá, além de possuir formação em design de produtos e interiores pela Unifatecie. Renato é carnavalesco, desenhista, figurinista, diretor artístico e pesquisador da arte e cultura carnavalesca. Seu trabalho inclui participações em projetos notáveis, como a produção do primeiro espetáculo da Cidade do Samba, chamado "Cidadão Samba", em 2006, e sua contribuição como parte da equipe artística da Beija-Flor, que conquistou o grupo Especial em 2007. De 2017 a 2023, Renato atuou como carnavalesco da União de Maricá, conquistando dois títulos da escola (em 2018 e 2023) e recebendo diversas premiações por seus desfiles. Atualmente, ele é o carnavalesco da Tradição de Maricá e diretor artístico da União de Maricá.
Outra profissional importante é Paula Theodoro, que ministra as aulas de criação e produção de fantasias. Com mais de 10 anos de experiência
formada em licenciatura em artes cênicas pela Universidade Estácio de Sá e em Administração Teatral pela Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper - Faetec. Desde 2019 é produtora de carnaval na Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio, onde gerencia processos de produção de criação de fantasias e alegorias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.