Espraiado de portas abertasFoto: Clarildo Menezes

Maricá - Com o tema festa junina, a Prefeitura de Maricá promoveu neste domingo (11/06) a terceira edição de 2023 do Espraiado de Portas Abertas, o mais tradicional circuito de turismo rural da cidade. Além da feijoada como prato principal, os 16 restaurantes participantes ofereceram uma variada gastronomia com caldos, massas, petiscos, doces e bebidas.
A programação organizada pela Secretaria de Turismo contou com shows musicais de 19 artistas locais com muito samba e MPB; barraquinhas da Feirarte e da Agricultura Familiar onde foram ofertados produtos de artesanato, crochê, patchwork, além de trabalhos em feltros e quadros. Teve também atividades culturais e opções de passeios, como visitação à sede das Unidades de Conservação e às capelas de São Jorge, São João Batista e Santo Antônio.
Nilceia Santos, de 55 anos, moradora das Pedreiras estava com amigos no Rancho Costela Fogo de Chão e contou que sempre prestigia o evento.
“A gente sempre vem. Hoje, fizemos uma pedalada de manhã e voltamos agora para repor as calorias perdidas. Para mim é muito importante esse tipo de evento porque o povo se sente muito acolhido. Além disso, ele nos permite prestigiar os músicos da cidade, como a Roberta Tilio e o Ricardo Agura que cantam hoje aqui”, explicou.
Evento fortalece o comércio local
Proprietária do estabelecimento, Juliana Cruz falou sobre a importância de fazer parte de mais uma edição.
“O evento ajuda muito todos os comerciantes do local porque atrai mais pessoas, clientes novos que vêm para conhecer o espaço. Então, é um dia sempre muito mais movimentado que o normal”, avaliou.
“O Espraiado de Portas Abertas é a melhor coisa que foi inventada. O movimento fica muito melhor que nos outros dias. Acaba sendo maravilhoso para o comércio aqui do bairro porque atrai muitas pessoas e eu faço questão de participar sempre com todo mundo”, completou Djalma Botafoguense, proprietário de um bar na região, muito conhecido pelas cachaças que comercializa.
Uma de suas clientes era Célia Damasceno, 57 anos, que veio de Itaboraí e saboreava uma feijoada enquanto se divertia na companhia de amigos.
“Essa é a primeira vez que viemos aqui. Fomos convidados pelo nosso amigo Ricardo Pop que está cantando hoje, mas gostamos muito de tudo que vimos. O evento está show. Estamos gostando muito mesmo”, disse.
História e cultura
Responsável pelo Solar Dom Quixote, David Salles, disse que seu objetivo não é transformar a casa da família numa área comercial, mas dar uma oportunidade das pessoas conhecerem a história da casa, que é mais um lugar diferente e aconchegante no bairro, onde viveu um importante político da cidade, o vereador Orpheu Salles.
“As pessoas olham o muro de pedras e têm a curiosidade de saber como é aqui em cima. Essa é a nossa residência, ela foi comprada pelo meu pai. Não temos restaurante diariamente, nem queremos transformar esse espaço em pousada. Só abrimos a casa mesmo para esse evento porque nossa ideia é fazer uma congregação com os moradores, estarmos inseridos no Espraiado de Portas Abertas”, contou.
Márcia Araújo, 58 anos, do Flamengo, estava no local. “Essa é a segunda vez que venho nesse espaço, porque eles são novos no circuito. Começaram há apenas três edições. Mas venho no Espraiado de Portas Abertas desde que começou o projeto. Além disso, faço questão de ajudar a divulgar o evento e as belezas do bairro. Trago sempre algum amigo comigo”, revelou.
Próximas edições
O Espraiado de Portas Abertas completou 15 anos em 2023 e é realizado a cada dois meses, sempre no segundo domingo. As próximas edições acontecem no dia 13/08 com a gastronomia do guandu; 08/10 tendo o aipim como prato principal e 10/12 com o Natal Rural Mágico e o pernil à moda da roça.