Cine HenfilFoto: Elsson Campos

Maricá - A Secretaria de Cultura de Maricá preparou uma programação especial em homenagem aos 125 anos do cinema brasileiro, comemorado em 19 de junho de 2023, no Cine Henfil, no Centro, para o próximo fim de semana. A maratona vai contar com sessões às 15h, 17h e 19h, entre sexta-feira (16/06) a domingo (18/06) e exibirá o filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos", dirigido por Bruno Barreto, “O menino e o mundo”, de Alê Abreu, “Bye Bye Brasil”, de Carlos Diegues, “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos e o filme “Pluft, o Fantasminha”, dirigido por Rosane Svartman. Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.
O espaço é administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo. O Cine Henfil funciona de terça a quinta-feira, com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, com programação temática trabalhada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Programação
Sexta-feira (16/06):
19h – Dona Flor e Seus Dois Maridos
Sábado (17/06):
15h – O menino e o mundo
17h – Bye Bye Brasil
19h – Medida Provisória
Domingo (18/06):
15h – Pluft, o Fantasminha
17h – Dona Flor e Seus Dois Maridos
19h – Medida Provisória
Sinopses:
Medida Provisória: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. Classificação: 14 anos.
Dona Flor e Seus Dois Maridos: A sedutora Dona Flor (Juliana Paes) é uma professora de culinária de Salvador. Ela é casada com Vadinho (Marcelo Faria), que morre, levando ela a casar de novo, com o farmacêutico Teodoro (Leandro Hassum). Quando Vadinho volta em espírito, Dona Flor volta a se relacionar com ele, ficando dividida do que fazer com os dois maridos. Classificação: 16 anos.
Bye Bye Brasil: Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília. Classificação: 18 anos.
Pluft, o Fantasminha: A menina Maribel e o fantasma que morre de medo de gente desenvolve uma inesperada amizade. Um dia, ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Classificação: livre.
O menino e o mundo: Em O menino e o mundo, um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. Classificação: livre.