Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Governo, celebrou no último sábado (15) os dez anos de criação do programa Viver Bem com uma grande festa na Arena São José, em São José de Imbassaí. As mais de vinte atividades dos cinco pólos (São José, Inoã, Itapeba, Bambuí e Ponta Negra) estavam representadas nas apresentações de ginástica, artes marciais, teatro e circo e também tendo disponíveis serviços de saúde e beleza às cerca de mil pessoas presentes.
O prefeito Fabiano Horta participou da celebração ao lado do secretário de Governo, João Maurício de Freitas, e do coordenador especial de Bem-Estar e Qualidade de Vida, Rogério Peixoto. Fabiano, que mostrou habilidade no malabarismo com bolas, afirmou que os professores que atuam no Viver Bem são os grandes responsáveis pelo sucesso do programa.
“É a obstinação desses professores que conduz o projeto, que fez o Viver Bem ir além de São José e chegar a outros bairros. Também foi o engajamento da comunidade daqui que ajudou a transformar este espaço numa arena, um lugar de encontro das pessoas e gerador de suas potencialidades, assim como os outros pólos. Vida longa ao Viver Bem!”, declarou o prefeito.
O coordenador Rogério Peixoto disse que era uma dia de alegria e confraternização pelo enorme sucesso que se tornou o programa, hoje com aproximadamente três mil inscritos nos cinco pólos. “Tudo o que toda a família precisa ela encontra nas nossas atividades, porque atendemos a todos os níveis de população. Hoje temos gente de todos os bairros onde o Viver Bem está presente. É algo que muito nos orgulha”, disse ele.
Para o vice-presidente da Câmara do Vereadores de Maricá e um dos idealizadores do programa, Frank Costa, a alegria de quem participa já é um atestado desse sucesso. “É um momento de felicidade porque vemos o quanto deu certo. Está descrito no olhar das pessoas que participam e é a prova também que o esporte traz saúde e qualidade de vida”, ressaltou.
Participantes antigas
A fala do vereador é endossada por Maria de Lourdes Passos Moura, de 60 anos, conhecida por todos no programa como Lili. Ela frequenta a arena há nove anos e garante que já esteve em quase todas as atividades, mas que as principais hoje são dança, pilates e circuito funcional. “Cheguei aqui com depressão depois de ficar viúva, e foi aqui que eu saí do fundo do poço. Esse lugar me devolveu a vida. Os exercícios melhoraram tudo em mim e até evitaram a diabete. Recomendo a todos que venham também”, disse a moradora de São José, que levou a irmã para participar.
Uma das primeiras inscritas no Viver Bem também estava na comemoração. Celir Silva Rodrigues, de 63 anos, também mora no bairro e entrou ainda em 2013. “Não fazia nada antes daqui, mas depois que comecei tudo melhorou na minha vida. Fico até triste nos dias que não venho e agora vou trazer minha irmã para cá. Só tenho a agradecer ao projeto e torço para que não acabe nunca”, disse ela.
As inscrições para as atividades do Programa Viver Bem são permanentes nos cinco pólos, a partir do três anos e sem limite de idade. Os interessados devem se dirigir aos locais com documentos, como RG e CPF, além do comprovante de residência e atestado de saúde. O pólo de São José funciona das 8h às 20h, e os demais das 8h às 19h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.