Formalização sobre a linha de van que liga Recanto a ItaipuFoto: Evelen Gouvêa
Maricá formaliza linha de van que liga Recanto a Itaipu
Nova linha beneficia passageiros que reduz em 15 quilômetros o trajeto
Maricá - O Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, formalizou nesta terça-feira (12) com o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) a linha intermunicipal de transporte público que liga a bairro do Recanto ao bairro de Itaipu, em Niterói, via Estrada Gilberto Carvalho (RJ-102), conhecida como Serrinha.
O encontro aconteceu na sede distrital da Prefeitura de Maricá, em Itaipuaçu e reuniu o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, o secretário de Governo, João Maurício, secretário de Transporte Douglas Paiva, a Deputada Estadual, Rosângela Zeidan, e permissionários.
Anteriormente, os permissionários só tinham autorização para transportar os passageiros até o Mirante da Serra da Tiririca, limite entre os municípios de Maricá e Niterói. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou que nova linha irá beneficiar os passageiros com um menor tempo de deslocamento.
“O Detro entendeu a importância do transporte na ligação do município de Maricá com o município de Niterói. É um ganho social que traz proximidade e, a partir de hoje, essa linha só tende a crescer pois nosso objetivo é a ampliação do número de vans. Precisamos ressaltar que essa é uma conquista que traz um benefício muito grande, uma vez que encurta o percurso em 15 quilômetros, o que representa menos tempo de deslocamento, ou seja, mais qualidade de vida para a população”, disse o prefeito.
Ao todo, seis vans irão operar o transporte complementar transportando cerca de 1.800 pessoas por dia com a menor tarifa em meio aos transportes intermunicipais do estado: R$ 3,70, valor praticado nas vans municipais.
O presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, destacou o processo de legalização da linha.
"Essa é uma demanda antiga da Prefeitura de Maricá, que já tramita há 22 anos. Assim que assumimos nossa gestão no início de janeiro, recebemos essa informação e buscamos todos os processos que o Detro-RJ possuía. Havia um processo desde 2013, uma ação do Ministério Público, que sabemos que irá beneficiar em média 50 mil pessoas por mês", explicou Matias.
O secretário de transporte, Douglas Paiva, contou que a linha, excepcionalmente, aceitará o pagamento da passagem com mumbuca transporte.
“Estamos celebrando o convênio com o Detro e, de forma excepcional, essa será a única linha de transporte intermunicipal que aceitará o benefício do mumbuca transporte”, garantiu o secretário.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.