Celso Pansera, Quaquá, Geraldo Alckmin, Fabiano Horta, João Maurício, Fernanda Ontiveros e Hamilton Lacerda em encontro em BrasíliaFoto: Divulgação

Brasília - O Deputado Federal Washington Quaquá levou nesta quarta-feira (22) o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e a prefeita de Japeri Fernanda Ontiveros,
para debater sobre investimentos importantes para a nação com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

O Deputado destacou projetos importantes que deram certo nestas duas cidades. Também falou sobre a privatização da TAP e a expansão de negócios com América Latina, Caribe e África
O vice-Presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento e comércio, no encontro pode discutir oportunidades de investimentos para os dois municípios.

Quaquá ressaltou a importância de programas sociais e econômicos desenvolvidos nas duas cidades, enfatizando resultados nas áreas de ciência e tecnologia. Ele apontou as atividades da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) como modelo a ser apoiado para ampliar benefícios para as cidades.

A prefeita de Japeri levou a Alckmin as demandas de industrialização e desenvolvimento econômico. Também esteve presente ao encontro Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ele aprensentou dados sobre investimentos na área de aviação de Maricá, cujo aeroporto vem aumentando as operações de apoio a plataformas de petróleo e visando a expansão nas conexões de voos para outras cidades do Brasil.

Quaquá aproveitou o encontro para falar sobre a compra da TAP e do comércio exterior, ele defendeu a participação do Brasil na compra da companhia aérea portuguesa, vislumbrando uma oportunidade para expandir a presença brasileira em mercados internacionais de turismo.

O Deputado disse também para o vice-Presidente que é necessário aumentar os negócios com nações da América Latina, África e Caribe. Para isso, Quaquá negocia com empresários e quer mobilizar prefeitos e governadores para visitas comerciais a esses países.

“A União Europeia faz 60% do comércio dentro do próprio continente. Na América Latina, nós fazemos apenas 25% das compras entre nossos países. Ou seja, temos muito a avançar. Tenho trabalhado muito essas ideias na Frente Parlamentar para aumentar a presença do Brasil na América Latina, Caribe e na África”, afirma o deputado.

O vice-presidente nacional do PT articula, junto ao ministério gerido por Alckmin, uma regulamentação para diminuir a burocracia das exportações e investimentos brasileiros no exterior.