"Looney Tunes: o dia que a terra explodiu testá na programação de filmes do Cine Henfil, neste fim de semanaFoto: Divulgação

Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, convida a população para uma imersão no melhor do cinema nacional. De 15 a 17 de agosto, o Cine Henfil recebe uma programação especial que celebra a diversidade cultural e promove o acesso democrático à sétima arte.
As atrações do fim de semana prometem entretenimento para toda a família, com os filmes: “No Céu da partia nesse Instante”, “Nada”, “O Diagnóstico”, “Yõg Atak: Meu Pai, Kaiowã” e “A Luneta do Tempo”. Além disso, a programação também conta com os seguintes filmes infantis: “Kayara - A princesa Inca” e “Looney Tunes: o dia que a terra explodiu”.
O Cine Henfil reafirma, assim, seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a valorização do cinema nacional como ferramenta de identidade, memória e transformação social.
Com o intuito de facilitar o acesso do público, o Cine Henfil, conta com um sistema de bilheteria totalmente online e automatizado. Todos os filmes em cartaz estão à disposição através do link: www.cinehenfil.art.br. Para garantir o ingresso gratuito, basta entrar no link, escolher o filme e reservar o assento. É recomendável chegar um pouco antes da sessão começar para validar o ticket.
O Cinema Público Municipal Henfil é administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), em parceria com a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias. Localizado na Rua Alferes Gomes, no centro de Maricá, o espaço tem capacidade para 200 pessoas, incluindo assentos acessíveis, e conta com equipamentos cinematográficos de última geração.
Confira a programação:
SEXTA-FEIRA (15)
19h – No Céu da Pátria nesse Instante:
No Céu da Pátria Nesse Instante acompanha os meses turbulentos que seguiram às eleições de 2022. Rodado ao longo de todo período eleitoral, o documentário de Sandra Kogut avalia o cenário político que culminou na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF no dia 8 de janeiro de 2023. Em entrevistas com figuras envolvidas no processo, o longa avalia a tensão das eleições brasileiras daquele ano e a polarização intransponível dos dois lados em disputa. No Céu da Pátria Nesse Instante faz um registro de um momento único na história recente do Brasil, descrevendo a pressão e as expectativas do jogo político e da democracia do país.
Classificação: 12 anos
SÁBADO (16)
15h – Kayara - A princesa Inca:
Uma jovem garota sonha em se juntar ao grupo de mensageiros do Império Inca, composto somente por homens. Ela desafia tradições e normas de gênero para perseguir sua ambição contra todas as probabilidades.
Classificação: Livre
17h – Nada:
Uma artista plástica retorna para a fazenda onde cresceu para cuidar da irmã tomada por uma doença misteriosa que deixa sua consciência confusa. Lá, a pintora se depara com as memórias do passado e uma tecnologia estranha que parece influenciar os habitantes da região.
Classificação: 12 anos
19h - O Diagnóstico
Para fazer um filme sobre os Correios, conte a história de uma carta. Em “O DIAGNÓSTICO”, há uma lógica semelhante. Por meio da vida de Lídia, o filme apresenta as diferentes dimensões que o agrotóxico causa nos planos individuais e coletivos.
Classificação: 10 anos
DOMINGO (17)
15h – Looney Tunes: o dia que a terra explodiu
Em Looney Tunes - O Filme: O Dia que a Terra Explodiu, Gaguinho e Patolino lideram uma batalha contra alienígenas. Os personagens do clássico desenho se tornam a maior e única esperança da Terra diante de uma invasão extraterrestre, tornando-se heróis quando suas trapalhadas dentro de uma fábrica de chicletes do bairro revelam uma tentativa secreta de controle mental alienígena. Lutando contra os inimigos mais improváveis para acabar com o plano secreto de dominação das criaturas, os dois precisam encarar outro desafio: conviverem de forma tranquila sem enlouquecerem um ao outro. Contra todas as expectativas, Gaguinho e Patolino precisam salvar o mundo de uma ameaça aterrorizante, criando o próprio plano infalível nessa aventura hilária e perigosa.
Classificação: Livre
17h – Yõg Atak: Meu Pai, Kaiowã:
Sueli Maxakali e Maiza Maxakali embarcam em uma aventura para encontrarem o pai, desaparecido desde a ditadura militar. No entanto, ao conhecer outras etnias elas passam a lutar contra um Estado violento.
Classificação: Livre
19h –A Luneta do Tempo:
Lampião (Irandhir Santos), sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita (Hermila Guedes), lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Seu principal antagonista é Antero Tenente, que foi abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião.
Classificação: 12 anos