Primeira Conferência Livre Municipal de Tuberculose em MesquitaBea Silva
Mesquita debate tratamento e atuação das equipes na Primeira Conferência Livre Municipal de Tuberculose
Programação contou com a presença de várias autoridades no assunto
Mesquita promoveu a Primeira Conferência Livre Municipal de Tuberculose. A programação contou com a presença de várias autoridades no assunto e temas sobre a atuação das equipes de saúde no tratamento dos casos de tuberculose.
A abordagem principal foi na transmissão vertical e a coinfecção da tuberculose. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita junto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a atividade contou com o apoio da ODS Municipal, do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da sociedade civil, entre outros.
“Em alguns anos, já estivemos entre os dez primeiros municípios do estado com maior incidência de tuberculose. Só que, com políticas públicas voltadas a esse setor, conseguimos mudar esse cenário. Primeiro, através de uma captação dessas pessoas e, depois, com uma abordagem assídua neste trabalho. Ao longo dos anos, então, constatamos uma redução na taxa de mortalidade por tuberculose”, pontuou o secretário municipal de Saúde de Mesquita, Dr. Emerson Trindade.
Outro ponto abordado foi a importância da legitimação e do fortalecimento do trabalho pelos equipamentos relacionados, como é o caso da Assistência Social. “Quando o assunto é esse, o setor principal é a saúde. Mas nós também temos um papel importante, que é o de acompanhar essas pessoas e conversar constantemente com elas. Com isso, podemos incentivá-las a continuar o tratamento e inspirá-las a fazer o mesmo com outros”, disse Nara Cristina Lucena, subsecretária da pasta em Mesquita.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.