Vacina bivalente para pessoas com comorbidade em MesquitaDivulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita convoca pessoas com comorbidade e que têm a partir de 12 anos para receberem a dose de reforço com a vacina bivalente contra a covid-19.
Vale lembrar que já foram convocados para a dose de reforço bivalente contra a covid-19 as pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade, os profissionais de saúde; gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e profissionais que atuam nestes espaços; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; indígenas a partir de 12 anos; ribeirinhos a partir de 12 anos; e quilombolas a partir de 12 anos.
A vacina bivalente é recomendada pelo Ministério da Saúde como dose de reforço para pessoas dos grupos prioritários que tenham sido imunizadas com pelo menos duas doses de vacina monovalente, ou seja, é preciso ter o esquema primário de vacinação contra covid-19 completo. Além disso, é necessário que a última dose tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses.
Para receber a vacina bivalente, no entanto, é necessário comprovar que é portador de alguma das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde. Assim, será preciso apresentar prescrição ou relatório médico para a vacina. Especificamente no caso dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar levando a última receita nominal prescrita pelo médico.
Em Mesquita, há quatro locais destinados à aplicação. São eles as clínicas da família Cosmorama, França Leite (Chatuba) e Banco de Areia, além do Centro de Vigilância em Saúde Paraná.