Primeira Pré-conferência da Assistência Social de 2023 em MesquitaLorran Vitor

Em Mesquita, o Espaço Convive recebeu a primeira Pré-Conferência Municipal de Assistência Social. Evento propôs debates sobre políticas públicas e programas socioassistenciais.
O encontro marcou o início de uma reconstrução de ideias e propostas criadas em conjunto com a sociedade civil, para melhorar as políticas públicas do município.
Para Aline Lacerda Vicente, coordenadora de Proteção Social Especial de Mesquita, a participação dos moradores é essencial para o desenvolvimento das propostas. “É uma discussão ampliada e requer a presença da população, porque quando há uma discussão de propostas e políticas para o município, ninguém melhor do que o morador para expressar o que é necessário. Isso reflete diretamente no bem-estar dos munícipes”, ressalta.
De acordo com a organização, as pré-conferências funcionam como uma preparação para a Conferência Municipal de Assistência Social, realizada a cada dois anos. Nesses encontros, são discutidos eixos estabelecidos pelo Governo Federal, a fim de extrair novas propostas que possam gerar a criação de novas políticas assistenciais para a população. O primeiro eixo debatido foi sobre financiamento. Quem compareceu pôde apresentar pontos e ideias que contribuíssem para a discussão.
Equipes da área da saúde, do Conselho Municipal de Assistência Social e funcionários de Mesquita marcaram presença.
“Não adianta ter uma intenção de melhoria, se não trabalharmos em conjunto com a sociedade civil. Precisamos pensar todos juntos, de que maneira nós podemos refletir sobre essas pautas”, expressa Loan Cavalcante, diretor de Proteção Social Básica de Mesquita.
A Conferência Municipal de Assistência Social está com data marcada para o próximo dia 28 de junho.