Plano piloto é posto em prática no combate ao Aedes aegyptiArte Antunes

Mesquita - O bairro Cruzeiro do Sul foi o escolhido para iniciar o novo plano de combate ao mosquito Aedes aegypti em Mesquita. O mosquito é o transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana.
O plano consiste em uma nova forma de categorizar e rastrear os bairros com os maiores índices de ambientes favoráveis à proliferação de mosquitos. Assim, os agentes vão de casa em casa, coletando informações e analisando possíveis focos, classificando os locais entre as cores vermelha, laranja, amarela e verde, sendo a vermelha com maior potencial de criação de mosquitos e a verde com o menor.

“Normalmente focamos no mosquito, mas ele é uma consequência do que deixamos no ambiente, como caixa d'água aberta, plantinha com água, entre outros deslizes. Então, vamos mudar o foco do mosquito para esses depósitos e para esses condicionantes”, explicou Ailton Garcia, guarda de endemias.

A equipe da Vigilância Ambiental de Mesquita reforça que o plano precisa da colaboração dos moradores do município, unindo-se aos agentes da Vigilância Ambiental na luta contra o Aedes aegypti.

As ações começaram no bairro Cruzeiro do Sul, mas serão realizadas em todo o município.