Mesquita conclui oficinas comunitárias para revisão do Plano DiretorJulia Jordão/PMM

Mesquita - A Prefeitura de Mesquita concluiu a série de oficinas comunitárias para a revisão do Plano Diretor Participativo do município. As atividades reuniram moradores de diversas regiões com o objetivo de discutir as potencialidades e os desafios de cada bairro.
No sábado (24), a programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, a Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, no Banco de Areia, recebeu os moradores do BNH, Rocha Sobrinho, Vila Norma, Banco de Areia, Jacutinga e Santo Elias. Já no período da tarde, o encontro aconteceu na Vila Olímpica de Mesquita, reunindo moradores do Cosmorama, Vila Emil, Cruzeiro do Sul e parte do bairro Juscelino.
Para a arquiteta e urbanista da Prefeitura Municipal de Mesquita, Fabiana Loiola, o encerramento das oficinas marca a conclusão da segunda etapa do processo de revisão do Plano Diretor.
"Seguimos agora para a consolidação do diagnóstico e do prognóstico, que são partes fundamentais desta segunda etapa da revisão do Plano Diretor. Esse trabalho culminará na realização da primeira audiência pública, ainda sem data definida, momento essencial para apresentar à população o que foi levantado até aqui e validar coletivamente essas informações. A participação popular seguirá sendo indispensável nesse processo de construção para o futuro de Mesquita”, explicou.
O processo de escuta teve início no sábado anterior, dia 17 de maio, com encontros também em dois períodos. Pela manhã, a atividade contemplou os bairros da Chatuba e Edson Passos. Já à tarde, a oficina aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, direcionada aos moradores do Centro, Santa Terezinha, Coreia, Alto Uruguai e parte de Juscelino.
Durante todas as oficinas, os moradores participaram ativamente, indicando pontos positivos e desafios locais. A proposta foi justamente compreender, pelo olhar de quem vive a cidade, as necessidades e potencialidades de cada território.
Secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Júnior destacou que a participação da população pode e deve continuar.
“Existe um site exclusivo sobre a revisão do Plano Diretor, onde qualquer pessoa pode se informar sobre as próximas agendas e o andamento do processo. Além disso, há uma consulta pública virtual disponível, para que a população envie propostas, sugestões ou comentários sobre o planejamento urbano de Mesquita”, disse.
Para ficar por dentro das atualizações do Plano Diretor em Mesquita, o link para o site é (Plano-Diretor-de-Mesquita).