Mesquita segue na liderança do Previne Brasil na Região MetropolitanaLUIZ DUMAS

Mesquita – O município de Mesquita segue na liderança do Previne Brasil na Região Metropolitana. A boa nota no programa, 8,36 de Indicador Sintético Final (ISF), é resultado do cumprimento de alguns critérios na saúde primária. Atividades sobre a saúde da mulher, saúde da criança, consulta pré-natal para gestantes e acompanhamento de doenças crônicas são exemplos.
A Caçulinha da Baixada cobre 100% da Atenção Primária, fato conquistado pelas 11 clínicas da família locais. Distribuídas estrategicamente pelo território, as unidades contemplam todos os 17 bairros, com a atuação de equipes multiprofissionais.

Moradora de Rocha Sobrinho, Laura Acioly faz uso dos serviços da Atenção Básica há mais de três anos, e já consegue identificar as melhorias.

“Antes, eu era atendida na ESF Maria Cristina, que tinha um espaço pequeno e acabava ficando mais tumultuado. Depois que a Clínica da Família Rocha Sobrinho foi inaugurada, fui direcionada para lá. O atendimento ficou bem melhor, a organização geral está diferente, o espaço está moderno, limpeza sempre em dia, médicos diversificados. Também comento com minhas amigas, moradoras de outros municípios, sobre os serviços que eu utilizo em Mesquita, como exame de sangue detalhado e dentista, e elas não acreditam. Já me disseram que gostariam de ser atendidas aqui”, disse a paciente de 61 anos.

O trabalho do monitoramento de desempenho visa os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual determina que é dever da Atenção Primária em Saúde garantir às famílias o acesso a serviços de qualidade, proteção, cura de doenças e reabilitação.

“Oferecemos teste do pezinho para recém-nascidos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, coleta de exames laboratoriais, atendimentos odontológicos, curativos e vacinação. E quando há a necessidade de fazer exames como ultrassom ou raio-x, o paciente já sai da consulta direto para o ponto de regulação da própria unidade para, então, ser inserido na fila. Posteriormente, ele será contatado pela equipe especializada sobre a data da consulta”, reforçou a coordenadora da Atenção Básica em Saúde municipal, Tauanne do Nascimento Santos.

Dados ISF

O município mesquitense está em primeiro lugar na Baixada Fluminense e na sexta colocação entre as 92 cidades do estado do Rio de Janeiro. Quando se observa os 28 municípios com mais de 100 mil habitantes no Rio, Mesquita ainda entra em 2° lugar no ranking, ficando atrás apenas de Barra Mansa.

O resultado pode ser conferido no link (previne-brasil/lista).