Entre os mais de 30 estudantes-atletas miracemenses, há grandes promessas do enxadrismo Foto Divulgação
Miracema – Localizado no noroeste fluminense, o município de Miracema, com cerca de 36 mil habitantes, se destaca como a força do interior do estado nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (Jerj). Dos 90 estudantes-atletas da região que vão disputar a competição de xadrez no próximo sábado (12), 32 são da cidade, que se destaca como a "rainha" da modalidade.
Realizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (Feerj), a competição está programada para o Clube XV, no centro de Miracema, a partir das 8h. O secretário Rafael Picciani ressalta que ter um terço dos atletas de xadrez da região de um único município na competição é motivo de orgulho e demonstra o trabalho sério que vem sendo feito na base esportiva local.
“É esse tipo de engajamento que queremos incentivar em todo o Rio de Janeiro”, enfatiza Rafael Picciani destacando que Miracema é um grande polo do xadrez na região norte/noroeste fluminense: “A cidade tem histórico de diversos títulos e conquistas nacionais e, frequentemente, é palco de campeonatos profissionais e estudantis, entre escolas públicas e particulares”.
Outro fator considerável são os projetos voltados para a modalidade realizados em praças públicas, promovendo visibilidade e inclusão. Natural da cidade, o coordenador geral do Jerj, João Lucas Orsay, é um grande motivador do xadrez e do esporte, contribuindo para a revelação de talentos, como o enxadrista Samuel Menengate, de 13 anos, integrante do projeto Xadrez Estudantil de Miracema (Xem).
O adolescente foi campeão sub-12 no xadrez poliesportivo em Minas Gerais; torneio regional, no Lions Clube de Miracema; e do torneio 268, da cidade. “Estou motivado e me preparando bastante para o torneio de sábado. Espero ter um bom resultado para seguir na competição dando o meu melhor”.
Menengate considera o Jerj muito importante para ajudá-lo a se destacar no xadrez: “Quero estar em disputas nacionais e levar o nome de Miracema para o nosso país”. Orsay incentiva: “Como miracemense, é um orgulho imenso ver minha cidade ser reconhecida como um verdadeiro celeiro do xadrez na região”.
MODALIDADES - O coordenador realça que Miracema tem uma história rica de conquistas, títulos e um trabalho consistente, que vai das escolas às praças públicas: “No município, o xadrez é mais do que um jogo, é ferramenta de educação, inclusão e transformação. Ver tantos jovens nos representando nos Jogos Escolares reforça tudo aquilo que a gente acredita e constrói no dia a dia”.
A modalidade teve 426 inscritos em todo estado. “Dos 93 da região norte/noroeste, 32 são de Miracema, um número bastante expressivo para uma cidade de 26 mil habitantes”, ratifica Orsay. Além de Miracema, outras cidades terão competições pelo Jerj no sábado: São Gonçalo (handebol), Araruama (você) e Rio de Janeiro (natação).
Já no domingo (13) estão programados jogos em Rio das Ostras (futsal) e Maricá (tiro com arco). As disputas de handebol continuam nos mesmos locais e horários (8 horas) do dia anterior. Pelos critérios dos Jerj, estudantes de 11 a 17 anos competem em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado.
PREMIAÇÕES - De acordo com o coordenador, este ano, o torneio bateu recorde histórico de participação, com mais de nove mil estudantes inscritos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, quase o dobro do recorde anterior, que era de pouco mais de cinco mil atletas. Os melhores classificados são premiados com troféus e medalhas.
Os vencedores também ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro na competição nacional (Jebs), organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (Cbde) e nos Jogos da Juventude, realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (Cob). O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.
O fornecimento de água potável aos atletas durante os Jogos é responsabilidade da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), em conformidade com a Lei da Hidratação, que obriga a oferta gratuita de água potável em eventos esportivos e culturais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.