O presidente americano também anunciou o restabelecimento de sanções dos EUA contra o Irã  - AFP
O presidente americano também anunciou o restabelecimento de sanções dos EUA contra o Irã AFP
Por AFP

Washington - O presidente americano Donald Trump anunciou na tarde desta terça-feira que vai retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã. Ele advertiu que o país terá "grandes problemas" se desenvolver uma bomba nuclear. No pronunciamento, o presidente americano também anunciou o restabelecimento de sanções dos EUA contra o Irã. 

Donald Trump também afirmou ter "prova" de que o Irã mentiu sobre o programa de 2015, ao qual chamou de 'desastroso'.

Os líderes da França, Alemanha e Reino Unido programaram uma conversa nesta terça-feira, segundo a presidência francesa, pouco depois do anúncio de Trump.

Os três países europeus são cossignatários do acordo, junto com a China e a Rússia, além do próprio Irã e os Estados Unidos. 

Em sua essência, o acordo de 2015 impõe restrições ao programa nuclear do Irã, tornando impossível para o país produzir uma bomba. Em troca, a maioria das sanções americanas e internacionais contra a economia do país foram retiradas. Mas o acordo também tem uma série de limites de tempo.

A conversa entre Emmanuel Macron, Angela Merkel e Theresa May deve acontecer a partir das 17h30 GMT (14h30 de Brasília).

 

Você pode gostar