Por

A Coreia do Norte anunciou ontem que desmontará suas instalações de testes nucleares ainda este mês, antes da histórica cúpula com os Estados Unidos, que está marcada para 12 de junho. O governo norte-coreano, no entanto, não se comprometeu a entregar seu arsenal, que inclui mísseis capazes de alcançar os Estados Unidos.

Em Punggye-ri - local que será desativado -, foram realizados seis testes nucleares, o último e mais poderoso em setembro do ano passado, quando Pyongyang disse que possuía uma bomba H.

A cerimônia para o desmantelamento foi marcada para 23 e 25 de maio, disse o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, segundo a agência estatal de notícias.

O presidente americano Donald Trump agradeceu ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, via Twitter. "Obrigado, um gesto muito inteligente e gentil!", disse.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com a Coreia do Norte para "alcançar a prosperidade na mesma medida dos amigos sul-coreanos".

Você pode gostar
Comentários