Por AFP

Síria - Ao menos 28 pessoas morreram no sábado em um atentado em Idlib, no noroeste da Síria, provocado por extremistas. O novo balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) divulgado neste domingo consta que a explosão causou 28 mortos: cinco civis, dez combatentes da Hayat Tahrir al-Sham, oito pessoas acusadas de integrar o Estado Islâmico e cinco vítimas que ainda não foram identificadas.

Após ter dito que o ataque teve origem desconhecida, o OSDH se retratou, afirmando que a explosão foi causada por um carro-bomba. A maior parte da região de Idlib, cenário de disputas internas, é controlada pelos extremistas do ex-braço da Al-Qaeda na Síria, mas também abriga outras facções rebeldes opostas ao regime de Bashar al-Assad.

Nos últimos meses, várias explosões, algumas delas de origem indeterminada, sacudiram a cidade de Idlib. Esta fica em uma das últimas províncias que escapam ao controle do regime, é com frequência alvo dos bombardeios da aviação da Síria e de seu aliado russo.

A guerra da Síria, que começou em 2011 depois que o regime reprimiu com força uma série de manifestações pacíficas, foi-se tornando mais complexa com o passar do tempo e com a intervenção de países estrangeiros e grupos radicais, em um território cada vez mais fragmentado.

 

 

Você pode gostar