Urso polar caminha na cidade industrial russa de Norilsk  - Irina Yarinskaya / Zapolyarnaya pravda newspaper / AFP
Urso polar caminha na cidade industrial russa de Norilsk Irina Yarinskaya / Zapolyarnaya pravda newspaper / AFP
Por AFP
Moscou - Um urso polar faminto foi localizado nas proximidades da cidade industrial de Norilsk, no Ártico Russo, quando procurava alimentos no lixo, a mais de 800 km de seu habitat tradicional, anunciaram as autoridades locais.

As imagens do animal, visivelmente esgotado, circularam pelas redes sociais russas. O urso foi observado pela primeira vez no domingo à noite na zona industrial de Talmaj, nordeste de Norilsk, informou Alexander Korobkin, secretário local do Meio Ambiente.
Urso polar é visto perto de área de mineração na cidade industrial russa de Norilsk - Irina Yarinskaya / Zapolyarnaya pravda newspaper / AFP
"Ainda caminha nos arredores de uma fábrica, sob o controle da polícia e dos serviços de emergência, que garantem sua segurança e a dos moradores", disse Korobkin.

Uma equipe de especialistas deve chegar nas próximas horas à cidade, no extremo do círculo polar ártico, para examinar o animal e decidir sobre seu futuro.
Publicidade
Urso polar faminto é visto em cidade na Rússia - AFP
As incursões de ursos polares em busca de comida são cada vez mais frequentes na região norte da Rússia, à medida que seu habitat e sua alimentação se deterioram em consequência da mudança climática e do degelo.
Urso polar faminto é visto em cidade na Rússia - AFP


Mas é incomum que um urso polar alcance Norilsk, a centenas de quilômetros do banco de gelo. Na Rússia os ursos polares são considerados uma espécie em risco de extinção e sua caça é proibida.
Em fevereiro, os moradores do arquipélago ártico de Nova Zembla registraram uma invasão de dezenas de ursos polares agressivos que procuravam comida.

As autoridades declararam estado de emergência, mas os ursos só abandonaram a região 10 dias mais tarde.