Ministro britânico Mark Field agarrou ativista enquanto ela caminhava em direção ao ministro das Finanças Phillip Hammond, empurrando-a contra uma coluna - UK Pool / AFP
Ministro britânico Mark Field agarrou ativista enquanto ela caminhava em direção ao ministro das Finanças Phillip Hammond, empurrando-a contra uma colunaUK Pool / AFP
Por AFP
Londres - O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Mark Field, foi afastado de suas funções nesta sexta-feira após a divulgação de um vídeo que mostra o momento em que ele agarrou com força uma militante do Greenpeace pela nuca durante uma ação da manifestante. 

A primeira-ministra Theresa May viu as imagens e as considerou preocupantes, declarou sua porta-voz.

"Mark Field será suspenso de suas funções de secretário de Estado durante o período da investigação", completou.

Galeria de Fotos

Mark Field empurrou ativista contra uma coluna e a expulsou de jantar UK Pool / AFP
Ministro britânico Mark Field agarrou ativista enquanto ela caminhava em direção ao ministro das Finanças Phillip Hammond, empurrando-a contra uma coluna UK Pool / AFP
Ministro britânico MP Mark Field foi suspenso em junho 21 depois que ele foi filmado removend UK Pool / AFP
Ministro conservador MP Mark Field agarra manifestante do Greenpeace em um jantar no Mansion House na cidade de Londres em 21 de junho de 2019 UK Pool / AFP


O incidente aconteceu na quinta-feira à noite durante um jantar de gala que reuniu a elite financeira de Londres - alguns integrantes do Greenpeace conseguiram entrar no evento.

Uma ativista, com vestido vermelho e uma faixa com a frase "Emergência Climática", circulava entre as mesas quando Mark Field se levantou bruscamente e a empurrou contra uma pilastra, antes de agarrar a mulher pela nuca e forçá-la a abandonar o local.

"É chocante a imagem de um deputado e secretário de Estado agredindo um de nossos manifestantes pacíficos", afirmou o Greenpeace em um comunicado.

O incidente figurava nesta sexta-feira entre os temas mais debatidos nas redes sociais no Reino Unido.

Mark Field pediu desculpas e disse que reagiu por instinto. Ele alegou que "na confusão muitos convidados se sentiram ameaçados".
Publicidade
"Não havia segurança e tive medo, durante uma fração de segundo, de que poderia estar armada. Por isto agarrei a intrusa com firmeza para forçá-la a sair da sala o mais rapidamente possível", completou.